Portal da Cidade Guaxupé

Vilão da Dieta

Vontade de comer doces pode ser causada por falta de nutrientes na dieta

Horários para consumo de açúcar podem camuflar problemas de saúde como hipoglicemia, e resistência à insulina.

Postado em 06/11/2019 às 13:42 |

Coach de alimentação explica as causas para o excesso de consumo de doces. (Foto: Divulgação)

O maior vilão da dieta é o consumo de açúcar. O consumo excessivo pode causar aumento de peso, gordura do fígado e diabetes. Mas você sabia que a vontade de comer doces e alimentos ricos em açúcar pode camuflar, ou até mesmo causar, problemas de saúde. A nutricionista e coach de alimentação Carina Jorge explica algumas das razões que podem aumentar a vontade de comer doce.

“ É natural que quando nós consumimos um alimento que tem açúcar, o nosso corpo, devido à ingestão de glicose, libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela sensação de prazer, de plenitude, de tranquilidade que muitas pessoas sentem quando comem esse doce ou quando você se sente muito feliz. É o mesmo hormônio daquele finalzinho da nossa atividade física, daquela sensação de plenitude que você sente que realmente fez tudo direitinho e chegou lá no final. O hormônio final é o mesmo, mas a relação é bem diferente. Porque as pessoas que comem doce têm o aumento calórico bem diferente do que as pessoas que fazem atividade física que na verdade tem um gasto calórico”, afirma Carina.

Segundo Carina, normalmente pessoas mais ansiosas, mulheres que estão no período menstrual, pessoas em depressão, têm uma serotonina mais baixa no sangue, que causa maior vontade de comer doce. Mas a falta de nutrientes podem aumentar a vontade de comer doce.

“ A pessoa também pode ter uma deficiência de vitaminas ou de minerais, por exemplo: da vitamina B12, do ferro, vitamina B6, da vitamina C e do ácido fólico. Então se eles estiverem com os níveis baixos, eles também podem causar em você mais vontade de comer doce. As pessoas que têm resistência à insulina também têm esse sintoma de querer comer doce o tempo todo. Outro motivo que quase ninguém sabe, é que se você está dormindo mal, se seu sono é ruim, você também tem a chance de sentir muito mais vontade de comer doce durante todo o dia do que outras pessoas”, ressalta a nutricionista.

Foto: reprodução

O excesso de açúcar e carboidratos aumenta os riscos de doença, como diabetes, câncer e obesidade. Além de piorar a síndrome do ovário policístico, a infertilidade e a enxaqueca. De acordo com Carina, é preciso identificar a vontade de comer doce como, por exemplo, o horário.

“Observe qual é o horário que você tem mais vontade de comer doce. Se você tem essa vontade de comer doce sempre após o almoço, podemos ter duas opções: nos hábitos comuns da nossa alimentação, no dia a dia. E um deles é que se você consome aquele doce porque você sempre fez isso desde criança. Outra coisa é que a pessoa que tem resistência à insulina. Você deveria já estar satisfeito, e se você está sentindo aquela vontade incontrolável de comer doce logo após o almoço. Agora se a sua vontade de comer doce é sempre lá no final da tarde, isso pode indicar que você está tendo uma hipoglicemia, que é justamente no horário lá das 17h, mais ou menos", afirma a coach.

Carina Jorge / Nutricionista / Guaxupé

Bactérias ruins

Se você tem essa vontade de comer doce o tempo todo, pode ser sinal de que a sua flora intestinal está com mais bactérias negativas do que positivas. Nós temos as duas bactérias no nosso intestino e quando aumenta a população das bactérias ruins em relação à população das bactérias boas, pode causar esse sintoma de vontade de comer doce o tempo todo, o dia inteiro, sem horário específico. Por isso a importância de cuidar do nosso intestino.

Carina Jorge / Nutricionista / Guaxupé

Carina ressalta ainda a importância da hidratação e probióticos para o bom funcionamento do intestino. 

Alimentos que ajudam a reduzir a vontade de comer doce: 

  • Alimentos ricos em fibras, vitamina B16, B5 e ferro 
  • Alimentos ricos em cromo, como a semente de abóbora.
  • Alimentos ricos em vitamina c, como kiwi, morango e melancia.
  • A fontes de gorduras boas como as castanhas, nozes, amêndoas e abacate que a além da gordura boa tem fibra solúvel.
  • Alimento rico em magnésio, como por exemplo as folhas verde-escuras (couve, brócolis e o repolho)

“Além de você melhorar a sua alimentação, você pode associar também a prática de uma atividade física que vai auxiliar em tudo isso inclusive na sua vontade de comer doce”, finaliza a especialista.

Confira outras matérias da especialista:

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈



Fonte:

Deixe seu comentário