Portal da Cidade Guaxupé

Resoluções

Ano Novo com cheiro de Ano Velho

Com o início do novo ano, muita gente faz promessas e resoluções, mas também se frustra em não conseguir cumpri-las.

Publicado em 05/01/2024 às 17:09

(Foto: Pixabay)

Último dia de Dezembro: “Ano que vem tudo vai ser diferente!”

Meia noite (pensamento): “Agora vai!”

Primeiro de Janeiro: “Parece que continuo a mesma pessoa...”

Sim com certeza você é a mesma pessoa, uma virada de relógio não transforma sua vida em algo totalmente novo, inesperado, abundante e perfeito. Quem faz isso não é um relógio, mas sim aqueles que operam os relógios.

De repente vão passando os dias e os meses e você se vê refém de velhas metas e objetivos. Vários sonhos e projetos deixados no ano anterior, ou pior ainda, nos anos anteriores. Fica um rastro de poeira na estrada, cheiro de poeira velha, de vida antiga e de propósitos fracassados.

Ano novo com cheiro de Ano Velho. Uma nova data cheia de prazos de validade vencidos.

Não estou dizendo que você deva esquecer tudo que planejou um dia e que deu errado, por uma série de razões, e pensar somente em novas coisas. Talvez seja interessante tirar do armário aquilo que já juntou camadas de poeira e de falta de vontade, dar uma repaginada e localizá-lo em 2024.

Atualizar projetos, sonhos, desejos para hoje, onde você pode realizá-los através de novas ferramentas, potencialidades e pela perspectiva de uma pessoa que provavelmente tem novas experiências de vida. O seu olhar está diferente, você querendo ou não.

Mas é tempo também de novas coisas, de sonhos nunca pensados, de oportunidades que pareciam não ter espaço nunca, de caminhos que podem ser diferentes da mesmice de sempre.

Mas como fazer dar certo as coisas que ficaram nos “anos velhos” e também fazer acontecer as coisas do ano novo?

Primeiro, entenda que fazer tudo dar certo é complicado. Fazer TUDO é coisa demais, existe uma infinidade de situações que são afetadas por fatores que fogem do nosso controle, e no final muitas dessas coisas podem dar errado.

Aceite.

Segundo, vários outros projetos e planos dependem unicamente de nós. Aí está um grande problema. Somos desmotivados, preguiçosos, cheios de desculpas e justificativas, depressivos, ansiosos, doentes, sem controle financeiro, ciumentos... Quer mais? Jogamos a culpa nos outros, somos traumatizados, revoltados, orgulhosos, etc.

Mas também somos humanos, temos um cérebro e um coração.

Se está mal, procure ajuda, se está doente, faça os tratamentos corretos, se é preguiçoso ou sempre larga as coisas pela metade, reconheça isso e saiba que adultos tomam conta das suas próprias vidas e não ficam esperando mágicas acontecerem e transformar tudo para melhor.

Já passou da hora de parar de acreditar nisso.

Projetos, planos, relacionamentos, enfim a felicidade de modo geral implica ENVOLVIMENTO.

Para se vitimizar, de se colocar no pior das coisas, de acreditar que a vida dos outros é bem mais fácil que a sua.

Se você está vivendo somente de fracassos antigos, experimente tornar isso experiência para possibilidades novas.

É claro que você vai fazer coisas darem certo neste ano, e é obvio que outras darão errado. Mas a grande questão é: O quanto você se envolve com as suas coisas para que elas deem certo?

Tenha muitos novos sonhos para 2024, e também traga alguns antigos, mas repaginados para a nova jornada que começa agora.

Eles são seus, unicamente seus, então cuide deles, alimente-os, os fortaleça, os organize, os estabeleça para a melhor época, comece do pouco, valorize o maravilhoso fato que é “COMEÇAR”, e se preciso, e vai ser, RECOMECE, não descarte a possibilidade de que você pode tentar de novo.

Esqueça o passado e saiba, mais uma vez vou dizer: Algumas coisas darão certo, outras darão errado. Mas pelo menos você vai ter a consciência tranquila de que fez o melhor que pôde!

Feliz 2024!

Sobre o Autor

Lucas S Ferreira é psicanalista e autor do livro “Quando é tempo de Mudar”.

Fonte:

Deixe seu comentário