Portal da Cidade Guaxupé

Alimentação

Chá de hibisco tem flavonóides e ajuda a diminuir a gordura abdominal

No Papo de Especialista de hoje, a coach de alimentação e nutricionista Carina Jorge fala sobre as propriedades da bebida.

Postado em 11/12/2019 às 15:12 |

Chá de hibisco pode ser consumido gelado ou quente. (Foto: Reprodução/Google)

Coah de alimentação Carina Jorge fala sobre os benefícios do chá de hibisco. (Foto: Divulgação)

Com um sabor cítrico e agradável, o chá de hibisco pode ser um grande aliado da dieta. A bebida é feita com o cálice do botão seco da flor, chamada Hibiscus Sabdariffa. É preciso atenção porque o hibisco indicado para o consumo não é aquela espécie que normalmente é encontrada em jardins.

“ O chá de hibisco possui uma alta concentração de antocianina de compostos fenólicos e flavonoides, que auxiliam no combate os radicais livres, então melhora o nosso envelhecimento das células e também regulam genes envolvidos no metabolismo dos lipídios. Com isso facilitam a perda de gordura. Então vai realmente te ajudar a queimar gordura. O chá de hibisco ele ajuda sim a emagrecer, a queimar gordura abdominal a controlar a pressão arterial. Ele é diurético, melhora sua retenção de líquido, e também ajuda a controlar o colesterol”, explica a coach Carina Jorge, que costuma prescrever a bebida aos pacientes.

Mas de acordo com Carina, apesar de tantos benefícios, o consumo do chá de hibisco é contraindicado em algumas situações. “ Ele é contraindicado durante a gravidez e a lactação, durante a TPM, para quem tem pressão baixa e mulheres que estejam tentando engravidar. Então muito cuidado de não usar nessas condições”. 

Modo de preparo 

No mercado, o hibisco pode ser encontrado em flores secas e também em pó. Para não causar reações adversas, é preciso também ficar atento à quantidade consumida ao longo do dia.

“Você vai colocar uma colher de sopa- normalmente o chá de hibisco vem a flor- para 500 ml de água. Quando a água começar a ferver, você vai desligar e tampar e deixar essa solução por cerca de dez minutos, no máximo. Em seguida coar e beber. Você pode usar quente, em temperatura ambiente ou até mesmo gelado, não tem problema nenhum. Em relação à quantidade, nós podemos usar por dia, o ideal, de duas a três xícaras de chá ao dia. Não passar disso porque senão fica em excesso”. 

O chá de hisbisco, diferente do chá verde, tem sabor agradável, que lembra o morango, mas é possível também colocar mais sabor à bebida. “ Você pode saborizar se desejar. Você pode fazer com canela, colocar uma canela em pau. Você pode bater depois de coado com frutas vermelhas. Pode fazer com limão, que também fica super saboroso e super gostoso”, explicou a coach. 

Quer receber mais dicas de alimentação saudável? Acompanhe o canal da Coach de Nutrição Carina Jorge, neste link.  

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Receba as notícias de Guaxupé no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário