Portal da Cidade Guaxupé

cUIDADOS

Cães e gatos não transmitem Coronavírus

Médica Veterinária e professora do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, Diana Abrão, desmente informações de que animais domésticos podem transmitir COVID-19.

Postado em 19/03/2020 às 10:54 |

Animais domésticos não transmitem COVID-19 (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Em tempos de pandemia com redes sociais, boatos e fake news acabam atrapalhando o combate ao Coronavírus Disease (COVID-19). Um desses boatos vem de um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, de que animais domésticos, como cães e gatos, são transmissores do Coronavírus para humanos.

A professora do curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho e médica Veterinária, Diana Cuglovici Abrão, desmente a informação.

"Cães e gatos são acometidos por coronavírus canino e felino, respectivamente. O importante é saber que são vírus diferentes do causador da COVID-19! Eles são chamados de Coronavírus por estarem contidos na mesma Família, a Coronaviridae, mas são de gêneros diferentes: Alphacoronavirus (canino e felino) e Betacoronavirus (humano)", explica Diana.

Veja a imagem em anexo, elaborada pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária.


O Coronavírus canino provoca diarreia em cães, é prevenido por meio de vacinação e não infecta humanos, pois é espécie-específico (específico em relação ao seu hospedeiro). Existem, ainda, Coronavírus específicos de suínos, aves, bovinos e outros animais.

De acordo com a professora espalhar fake news em nada ajuda a enfrentar o problema. "A única coisa que realmente ajuda, é fazer a quarentena, não estocar alimentos e álcool, não espalhar o caos por aí e, acima de tudo, desconfiar de qualquer informação que lhe chegue pela internet", alerta.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário