Portal da Cidade Guaxupé

Alerta

Inverno aumenta probabilidade de mortes por doenças cardíacas

Temperaturas menores de 14°C e falta de exercícios físicos são combinação letal e podem aumentar o número de mortes por infarto e AVC.

Postado em 03/08/2019 às 16:34 |

Pilates é uma das atividades físicas indicadas para evitar doenças cardíacas. (Foto: Gminas)

Pilates é uma das atividades físicas indicadas para evitar doenças cardíacas. (Foto: Gminas)

A educadora Maira encontrou no pilates resultado para dores no corpo. (Foto: Gminas)

Pilates é uma das atividades físicas indicadas para evitar doenças cardíacas. (Foto: Gminas)

A fisioterapeuta Maria Benilde explica que o corpo acostuma-se com as atividades durante o inverno. (Foto: Gminas)

A educadora Maira encontrou no pilates resultado para dores no corpo. (Foto: Gminas)

Vítor e a prima Carol praticam juntos o pilates. (Foto: Gminas)

Pilates é uma das atividades físicas indicadas para evitar doenças cardíacas. (Foto: Gminas)

Percebeu como o número de mortes por infarto e AVC cresce durante o inverno? O fato não é simples coincidência e as baixas temperaturas tem relação direta com o aumento de infartos e Acidentes Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, estudos realizados em diferentes países mostram que, em comparação com as outras estações do ano, durante o inverno, o número de infartos cresce, em média, 30% e os de AVC, 20%.

A estimativa é de que a cada 10°C de queda na temperatura, haja um aumento de 7% no índice de infartos, especialmente quando os termômetros atingem marcas inferiores a 14ºC.

Veja como diminuir as chances de doenças cardíacas no vídeo abaixo:


“Nosso organismo precisa manter a temperatura interna ao redor de 36°C. E o coração, entra onde nisto? A gente precisa fazer mais força para bombear o sangue. Então, fisiologicamente falando, no inverno ele trabalha mais! Outra coisa é que a gente ingere menos água e há a desidratação, além do aumento da pressão sobre os vasos, que ficam com o calibre reduzido, onde ocorre o desprendimento de placas de ateroma, que causa o infarto e o AVC", explica a médica cardiologista Maria Alice Celani.

A prática de atividade física pode ser determinante para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

1. Aumento da atividade simpática potencializando a ação lipolítica no tecido adiposo – em especial na região abdominal

2. Aumento da sensibilidade à insulina

3. Redução da pressão arterial

4. Auxílio na manutenção da massa magra, quando associada a reeducação alimentar

5. Redução na circulação de lípides na corrente sanguínea

Dentre as atividades indicadas está o Método Pilates. O método é eficaz em reduzir o volume adiposo intra-abdominal, o qual é metabolicamente ativo, ocasionando inflamação crônica de baixo grau, elevação do fluxo de ácidos graxos livres e aumento das taxas de LDL-c no plasma sanguíneo.

"O pilates trabalha a musculatura. Não é uma atividade onde você precisa ficar puxando ferro, pois há uma pessoa ao seu lado, lhe instruindo a todo tempo sobre o que você precisa fazer. Sou até suspeita para falar, mas o pilates é uma das melhores atividades físicas", ressalta a cardiologista.

Tratamento

A fisioterapeuta Maria Benilde Ribeiro, do Espaço Vitality, explica que o Pilates, mais do que uma atividade física, é também um tratamento.

Maria Benilde Ribeiro / Fisioterapeuta / Espaço Vitality

Atividade Física

O pilates pode ser encarado como atividade física, um tratamento, ele queima calorias, dependendo da maneira com que é executado e sua frequência. A maioria das pessoas que procura o Pilates tem alguma dor e a gente trata esta dor com a prática da atividade física também.

Maria Benilde Ribeiro / Fisioterapeuta / Espaço Vitality

Sobre a dificuldade que a maioria das pessoas tem para realizar atividades físicas no inverno, a fisioterapeuta é enfática. 

"O frio dói para quem fica ali, paradinho, quietinho! Para quem faz atividades físicas, ele não vai doer tanto. Não deixe de se cuidar, pois isto é fundamental", disse a especialista.

Resultados comprovados


Os primos Carol e Vítor praticam juntos o pilates. (Foto: Gminas)

“Minhas dores eram resultado de má postura, pois eu permanecia muito tempo sentada com a coluna totalmente errada", disse Carol, de 21 anos. A jovem pratica atividade acompanhado do primo Vítor, de 23 anos. "Na primeira aula, já percebi que havia melhorado. Eu até comentei que parecia já ser outra pessoa assim que concluí o primeiro dia", afirmou Vítor que é aluno no espaço Vitality.

"Eu não tinha flexibilidade nenhuma. Sou educadora infantil e fico o dia todo num esforço onde sento, me levanto, agacho e é isto o dia todo para atender aos alunos. Então, hoje eu vejo a evolução por conta dos exercícios feitos aqui", explicou Maira Cassiano da Silva, que é professora de educação infantil. Ela também é aluna do Espaço Vitality.

Seja aluno Vitality

Além do Método Pilates, o Espaço Vitality oferece um leque de serviços para atender às necessidades específicas de cada paciente. O Espaço oferece serviços de fisioterapia, estética, nutrição, psicologia, entre outros.

Em Guaxupé o Espaço Vitality está nas salas 5 e 7, do no Minas Shopping, que fica na Avenida Conde Ribeiro do Valle, nº 255, no Centro.

O Espaço Vitality também está presente na cidade de Tapiratiba (SP). No município paulista, o endereço é Rua João Batista de Lima Figueiredo, nº 402, no Centro.

Mais informações pelo telefone (35) 9-8899-5275. 

Fonte:

Deixe seu comentário