Portal da Cidade Guaxupé

Do campo a xícara

Press Trip apresenta potencial turístico da região à jornalistas especializados

Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras foi apresentado à jornalistas e influenciadores digitais de Belo Horizonte e São Paulo

Publicado em 15/03/2022 às 20:48
Atualizado em

A centenária Fazenda Nova Aliança. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Jornalista guaxupeana Carol Negrão, na Fazenda Capoeira, em Areado. (Foto: Cris Sinatura)

Destilaria São Jorge, em Bom Jesus da Penha, produz a cachaça Potyra. (Foto: Diogo Miranda)

Taís Minchillo, do Empório Delícias da Taís, recebeu o grupo no novo restaurante da empresária, em Guaxupé. (Foto: Diogo Miranda)

Carmem, do Chancliche President. (Foto: Diogo Miranda)

Grupo foi recebido pelo professores Araceli e Rubens no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Grupo conheceu a famosa coxinha de mandioca e o sonho da Família Palos, do Café na Roça, em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Fazenda Nova Aliança fica em Monte Santo de Minas. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

No Café Carruá, os turistas são recebidos pelo mascote Carruita. (Foto: Carol Negrão)

Miguel Fortunato, da Quero Viajar Mais, em Juruaia. (Foto: Carol Negrão)

O café Carruá é produzido na região vulcânica. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Alfredo foi o anfitrião no Café Carruá. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Grupo almoçou no Pesqueiros Du, em Juruaia. (Foto: Carol Negrão)

Santa Cruz da Prata foi um dos destinos visitados. (Foto: Carol Negrão)

Fim de tarde no Empório Santa Cruz, em Santa Cruz da Prata. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

No Rodriacqua tem diversão para a família toda. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Congada é uma das atrações de Nova Resende. (Foto: Diogo Miranda)

Jornalistas fizeram passeio de trator no Café Carruá. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

No Café Carruá, os jornalistas conheceram o processo de classificação do café. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

O casal Elaine e Alfredo foram os anfitriões no Café Carruá. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Produção de bijou de milho no Café Carruá. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Deck com vista para toda a fazenda no Café Carruá. (Foto: Cris Sinatura)

Associação dos Biscoiteiros Unidos está ás margens da BR-491, em Areado. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Mariza Contreras, da Fazenda Capoeira, em Areado (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Fazenda Capoeria, em Areado, já é aberta à visitação de turistas. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Cerveja produzida com café pela Zugbier, em Guaxupé. (Foto: Diogo Miranda)

Sushi de torresmo, do Café na Roça. (Foto: Diogo Miranda)

As irmãs Mariana e Ana Emília Palos, do Café na Roça. (Foto: Diogo Miranda)

Feira Livre, em Guaxupé. (Foto: Diogo Miranda)

Da esquerda para a direita: n.i.; Amanda Almeida, do Próxima Parada Trip; Luana Bastos, do Turismo de Minas; Teresa Lemos, do Circuito Montanhas Cafeeiras; Cris Sinatura, da Revista Viajar; Miguel Fortunato, da Revista Quero Viajar Mais; Carolina Daher, da Revista Encontro; Bernardo Cançado, do OncêvaiBH; e Marden Couto, do Turismo de Minas. (Foto: Diogo Miranda)

Catedral Nossa Senhora das Dores é ponto obrigatório para os turistas. (Foto: Diogo Miranda)

Tecelagem Fio Brasil, em Muzambinho, produz peças para a rede Tok&Stok. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Conhecer a produção do café do campo à xícara. Se deliciar com a culinária local. Conhecer o artesanato, as tradições culturais e o modo de vida de quem habita as cidades que fazem parte do Circuito Turístico Montanha Cafeeiras. Foi tudo isso e mais um pouco que um grupo de dez jornalistas e influenciadores especializados em turismo conheceram durante uma expedição que os apresentou às cidades produtoras de café na região. A Press trip aconteceu neste mês de março e passou pelos municípios de Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Juruaia, São Pedro da União, Santa Cruz da Prata- em Guaranésia-, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Muzambinho e Areado.

Jornalistas conheceram o Complexo Industrial Japy, o maior do mundo. (foto: Diogo Miranda)

No grupo de jornalistas estavam profissionais da Revista Viajar e Revista Quero Viajar Mais, com sede em São Paulo; Viver Brasil Revista, Revista Encontro de Belo Horizonte e os influenciadores digitais do OncêVai BH, Próxima Parada Trip e Turismo de Minas. O Portal da Cidade Guaxupé também foi convidado para participar da viagem.

“ A diretoria do (Circuito) Montanha vem trabalhando há alguns anos para entrar no mapa de novos destinos turísticos mineiros. Sabemos das cidades históricas, da rota das pedras preciosas. Então estamos trabalhando desde 2018. A pandemia atrapalhou um pouco, mas finalmente conseguimos organizar uma Press Trip para mostrar a nossa região com o olhar dos profissionais do turismo”, explicou a gestora do Circuito, Teresa Lemos.

A escolha dos jornalistas e influenciadores ficou de responsabilidade do Turismo de Minas, do jornalista e fotógrafo Marden Couto. “São influenciadores e jornalistas ligados à viagem, turismo e gastronomia, para gente poder conhecer e divulgar as potencialidades turísticas daqui da região”, disse Couto.

Roteiro

Ao longo de cinco dias, os jornalistas foram apresentados a um pouco do que a região tem a oferecer.

Em Nova Resende, conheceram as congadas. Em Bom Jesus da Penha, produção de cachaça artesanal. Na cidade de Juruaia puderam conferir de perto o potencial para o turismo de negócios graças às mais de 200 confecções de lingerie,. O grupo foi apresentado ao clima bucólico do interior no Distrito de Santa Cruz da Prata, em Guaranésia. Em Monte Santo de Minas, as atrações aquáticas do pesqueiro Rodriacqua ajudou a espantar o calor, antes de conhecerem a propriedade centenária da Fazenda Nova Aliança.

No mirante da estrada de Muzambinho a Caconde, é possível ver a serra de São Domingos, em Poços de Caldas. (foto: Carol Negrão)

Em Muzambinho, o grupo conheceu de perto a tecelagem manual Fio Brasil, o IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, a Fazenda Carruá e curtiram a noite no “O Botequim”. Em Areado foram recebidos com biscoitos quentinhos feitos no forno à lenha pela Associação de Biscoiteiros Unidos, acompanhados com chá de alfavaca e outras ervas, antes de seguirem para a Fazenda Capoeira, de propriedade de Mariza Contreras.

Grupo conheceu a famosa coxinha de mandioca, e a história, do Café na Roça, em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

Em Guaxupé, uma das maiores cidades do circuito, o grupo ficou hospedado no novo Ibis Hotel. Os jornalistas conheceram a Catedral Nossa Senhora das Dores, a produção de chancliche, a estrutura da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), além de conhecerem um dos costumes dos guaxupeanos, que é terminar o dia tomando café com quitandas no Café na Roça. A cerveja de café da Zugbier também fez parte do roteiro gastronômico da viagem.

“Cada cidade tem a sua particularidade, sua singularidade como cidades um pouquinho menores até cidades um pouco maiores com Guaxupé, por exemplo. Cidades bucólicas como Nova Resende tem um atrativo todo especial que vai além das suas áreas centrais. Guaxupé é um polo e uma cidade agradabilíssima. Adorei conhecer Guaxupé e fiquei muito bem hospedado lá. Eu acho que o potencial turístico do circuito é enorme. Porque para além dos cafezais, das fazendas, da Cooxupé e de toda a sua grandeza, Juruaia e seu turismo de compras, para além de tudo isso, as pessoas são muito calorosas e as pessoas do sudoeste mineiro sabem receber muito bem e estão prontos para receber. Eu espero que as cidades passem a entender isso, que os governos passem a entender isso e consigam entender que o potencial turístico desta área é gigante como se qualquer outra área conhecida de Minas Gerais”, revelou o jornalista Bernardo Cançado, que há quase seis anos tem o perfil Oncêvai BH com mais de 78 mil seguidores.

A gastronomia local foi elogiada pelos profissionais.

“A culinária dessa região é excelente. Não teve um dia que eu não tenha comido bem aqui. Desde as quitandas, passando pelos almoços, comemos muito bem, comida mineira de excelente qualidade. Deu para descobrir muita coisa boa”, ressaltou Bernardo.

Segundo Marden, a gastronomia local pode ser um ponto forte para atração de turistas. “ Uma casa como essa que a gente está visitando, como o Café na Roça, tem uma coxinha especial que pode chamar a atenção de uma pessoa para vir aqui conhecer e experimentar e acaba conhecendo outros atrativos da cidade. Acaba movimentando toda a cadeia produtiva da região”, enfatizou.

Impressionar quem vem de fora pode parecer tarefa fácil, mas como conseguir mostrar o potencial turístico da região para quem nasceu e cresceu em meio às montanhas cafeeiras? Quem responde é a diretora do Portal da Cidade Guaxupé, Ana Carolina Negrão Leite Ribeiro.

A jornalista guaxupeana Ana Carolina Negrão também participou da Press Trip e se (re)apaixonou pela região. (foto: Bernardo Cançado)

“Eu vim de família de cafeicultores, minha infância foi na Fazenda Bom Jardim. Já conhecia muitos dos locais visitados por causa da profissão de jornalista, mas ver pelos olhos do turista me fez redescobrir as montanhas cafeeiras. Pagamos muito dinheiro para sair daqui e ir conhecer vinícolas no Sul do Brasil, no Chile, ou Argentina, mas porque nunca pensamos em mostrar para as pessoas de fora da nossa realidade como o café, que é a segunda bebida mais consumida do mundo, é produzido? Temos muito a mostrar para o turista e milhares de motivos para nos apaixonarmos pela nossa região”, afirma a jornalista guaxupeana.

Nas próximas semanas, o Portal da Cidade Guaxupé vai trazer esses roteiros para você também se apaixonar pelas montanhas cafeeiras.


Fonte:

Deixe seu comentário