Portal da Cidade Guaxupé

Do pé à xícara

Muzambinho inaugura Rota dos Cafés Especiais

Rota passa por propriedades rurais em grande altitude e proporciona ao turista conhecer todo o ciclo de produção do café em terras vulcânicas.

Publicado em 02/08/2022 às 15:01

Vista da Fazenda Ouro Verde que fica a 1.200 metros de altitude. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Mirante na rota dos cafés. Foto tirada no mês de março. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

Cafeteria à bordo do "Ritinha". (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Visitantes à bordo do Ritinha. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Vista do Mirante no fim do mês de Julho com céu de brigadeiro. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Café no terreiro. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Cafeteria ao estilo europeu em Muzambinho. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Autoridades participam da inauguração da rota. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Rota também é uma experiência para o paladar. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Fazenda Ouro Verde produz o café Carruá. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Passeio de trator (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Cafeteria à bordo do "Ritinha". (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Deck da Fazenda Ouro Verde, no mês de março. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

Além do café, visitante também conhece a produção de outros itens. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

Casal Elaine e Alfredo, do Carruá Café. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

Turistas são apresentados à todas as etapas da produção. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

Sala de prova. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Um caminho que passa por montanhas a mais de 1.200 metros de altitude, vales, lagos… Belezas que agradam os olhos. Mas as experiências da Rota dos Cafés Especiais encantam também os demais sentidos: o cheiro de terra e do café fresquinho- seja na xícara ou no terreiro; o tato ao sentir os grãos de cafés cereja secando no terreiro; a audição para ouvir o som do vento e a música caipira; e claro, o paladar, para degustar cafés especiais, daqueles com terroir tão diferenciado, que é um sacrilégio ousar adoçá-los.

Vista do mirante durante o mês de março: nuvens, mas horizonte com boa visibilidade. (Foto: Ana Carolina Negrão/ Portal da Cidade Guaxupé)

Tudo isso é o que o turista pode encontrar na Rota dos Cafés Especiais, que foi inaugurada no último sábado (30) em Muzambinho. A Rota passa por propriedades rurais na estrada que liga a cidade mineira a Caconde (SP), em solo vulcânico. No meio do caminho, o turista pode parar no Mirante e apreciar a vista da Serra de São Domingos. Em dias de boa visibilidade, é possível avistar o Pico do Gavião, em Andradas.

O passeio é feito a bordo do “Ritinha”, um ônibus adaptado com cafeteria que sai do centro de Muzambinho. O nome do veículo é em homenagem à antiga Jardineira que fazia o trajeto Muzambinho São Paulo. Jardineira que levou muzambinhenses ilustres para encontrar o seu destino.

“ Ritinha'' é o nome da jardineira que fazia Muzambinho a São Paulo. A gente tem que pensar que a Ritinha chegou a levar de Muzambinho a São paulo Dulce Santuci. Milton Neves, Welington de Oliveira, Dionísio Azevedo”, ressalta o cafeicultor Alfredo Eduardo, da Agropecuária Santa Ignês, ponto final do passeio.

Na fazenda, onde é produzido o café Carruá, o turista pode conhecer o ciclo do café, do pé à xícara. Com passeio em um trator ver a café no pé, no terreiro, nos secadores, na sala de prova e na torrefação.

Ao fim do passeio degustar café acompanhado de um farto café com biscoitos, sequilhos, roscas caseiras, bolos, queijos, geleias e claro, pão de queijo.

Cenário instagramável rende belas fotos para os turistas guardarem lembrança da viagem no feed. (Foto: Arquivo Ana Carolina Negrão)

A cafeteria rende imagens incríveis para quem deseja encher o feed do instagram de belas imagens do espaço inspirado em cafeterias europeias.

A frase “Que nunca nos falte fé, café e amor” em uma parede cheia de rosas é o lema.

Rota turística

Vista da Fazenda Ouro Verde, na Rota dos Cafés Especiais, em Muzambinho. (foto: Ana Carolina Negrão/ Portal da Cidade Guaxupé)

A Rota dos Cafés Especiais é uma das rotas que fazem parte do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras, composto por 15 cidades da região do sudoeste de Minas e que em 2022 completa 20 anos de existência. O objetivo das rotas é dar opções de passeios, de onde comer e onde dormir para o turista.

 "O turista quando vai viajar para algumas regiões, ele já quer um roteiro, um caminho, o que ele vai fazer lá. Então quando ele vai sair de casa, ele quer saber onde vai dormir, onde ele vai comer e o que ele vai fazer na região. O que é importante é roteirizar, por exemplo: o roteiro do café como estamos aqui hoje fazendo. É um trabalho que o Alfredo está fazendo há mais de cinco anos, como bem receber o turista, como o café sai do cafezal, até ele chegar à mesa. É uma experiência esse roteiro”, avalia a gestora do Circuito das Montanhas Cafeeiras Tereza Lemos.

Além da Rota dos Cafés Especiais, o Circuito também terá em breve a Rota da Abelha e do mel, dos imigrantes e do Tamanduá.

“ Essa é a primeira de muitas. O turista quando vem passear, ele tem rodinhas no pé. Ele anda num raio de 150km. Estamos hoje em Muzambinho, ele pode dormir em Guaxupé, pode fazer compras em Juruaia. ele pode passear e andando na região”, explica Tereza.

Para o prefeito de Muzambinho, Paulinho Magalhães, a rota valoriza o turismo e o trabalho dos produtores.

“Essa é a primeira rota, vão ter outras rotas de cafés especiais. Importantíssimo para a valorização do próprio café, do produtor e do próprio município. O turismo vai aumentar a capacidade dos produtores no entorno da rota”.

Para conhecer a Rota dos Cafés Especiais, o turista pode entrar em contato com a Minas Trip, agência de turismo receptivo de Muzambinho. O perfil no instragram da agência é o @minastripreceptivo.


Fonte:

Deixe seu comentário