Portal da Cidade Guaxupé

Transporte

PL prevê gratuidade para acompanhantes de deficientes em transporte público

Projeto de lei do legislativo deve ser apresentado na semana que vem na Câmara Municipal pelos vereadores Chico Timóteo e Paulinho Beltrão.

Publicado em 27/09/2019 às 08:02
Atualizado em

Vereadores Paulinho Beltrão e Chico Timotéo foram à Araxá para conheceer a gratuidade para deficientes e acompanhantes. (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Após a polêmica com a emissão das carteirinhas de gratuidade de transporte para deficientes físicos em Guaxupé, os vereadores Chico Timóteo e Paulinho Beltrão vão apresentar projeto de lei para regulamentar a gratuidade. A nova lei deve garantir a gratuidade também aos acompanhantes de deficientes, uma das demandas de quem precisa do transporte público dentro da cidade.

Segundo os autores do projeto, a lei será baseada com a legislação existe em Araxá (MG), onde os vereadores estiveram nesta semana. Paulinho e Chico conversaram com o vereador Robson Magela (PRB) de Araxá, autor do projeto. Eles visitaram a empresa de transporte público e conversaram com moradores que são beneficiados com a gratuidade.

Vereadores conversaram com usuários beneficiados pelo passe livre de deficientes e acompanhantes, em Araxá. (Foto: Divulgação)

“Nós entramos em várias câmaras e achamos que Araxá estava próximo do que precisava ser feito em Guaxupé. No Brasil tem poucas cidades que adotaram isso. O objetivo nosso é fazer com Guaxupé também enquadre essa boa ideia do vereador Robson Magela. Eles mostraram tudo, principalmente a parte da empresa que abriu as portas para mostrar como o projeto andou na empresa (de transporte)”, explicou Paulinho Beltrão. 

A lei deixará explicito quais os tipos de deficiências físicas que terão direito ao passe livre. O projeto de lei prevê que pessoas com membros amputados, paraplégicos, himiplegia ou tetraplegia; artrose severa; doença reumática, doença do sistema nervoso central ou periférico; portador de insuficiência renal crônica em diálise e insuficiência cardíaca ou pulmonar severa terão direito ao passe-livre. A lei nº 1.675, de 2005, que está em vigor, não especifica os tipos de deficiência físicas que têm direito à gratuidade de transporte. 

A proposta dos vereadores mantém gratuidade para deficientes visuais, auditivos, e portadores de deficiência mental causada por doença neurológica, distúrbio psíquico que cause incapacidade.

Acompanhante 

A novidade é o passe livre também para os acompanhantes de deficientes. Atualmente, o contrato com a empresa de transporte público prevê a gratuidade para acompanhantes, mas não há regulamentação em lei.


Vereadores participam do COMDEF em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

“O COMDEF ( Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência) pediu que a gente fosse atrás de uma lei para que o transporte do acompanhante fosse gratuito”, disse Paulinho. 

De acordo com Chico Timóteo, o passe livre de acompanhantes também será feito mediante cadastro e apresentação de carteirinha. “Uma pessoa será cadastrada como acompanhantes e só poderá ter direito à gratuidade no momento em que estiver com o deficiente. Ele não poderá usar a gratuidade quando estiver sozinho”, ressaltou o vereador.

Os pedidos de gratuidade serão analisados pela empresa, mediante laudos médicos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Reclamações 

A proposta de lei vai de encontro às demandas dos deficientes de Guaxupé. Há meses um impasse com a Viação Guaxupé Ltda., a TUGA, tem sido o foco do debate do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), que possui representantes da APAE, AADG, poder público, OAB, Câmara Municipal e deficientes.

Segundo informou a TUGA ao Portal da Cidade Guaxupé, há mais de cem pedidos de gratuidade sendo analisados pela empresa, e esta seria a demora para a emissão dos documentos aos usuários do transporte público.


Fonte:

Deixe seu comentário