Portal da Cidade Guaxupé

ELEIÇÕES municipais

Curso de Pré-Candidato a Vereador reúne futuros candidatos de Guaxupé e região

Terceira edição do curso promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal aconteceu nos dias 10 e 11 de abril.

Publicado em 12/04/2024 às 19:17

A Escola do Legislativo Vereador Miguel Stampone, da Câmara de Guaxupé, realizou mais uma edição do Curso de Pré-Candidato a Vereador. Aproximadamente 60 pessoas de Guaxupé e região, pré-candidatas a um cargo no legislativo, ou que têm interesse na política estiveram presentes nos dois dias de evento. O curso contou com palestras sobre Poder Legislativo, Controle Parlamentar, Sistema Eleitoral e Direito Eleitoral. Entre os palestrantes estão professores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e Associação Brasileira de Câmaras Municipais.

O professor Dr. Wladimir Rodrigues Dias, da Escola do Legislativo da ALMG, ministrou duas palestras no curso e chamou a atenção para a necessidade dos pré-candidatos a vereador buscarem informações sobre o cargo.

“O ambiente eleitoral muda com frequência, mas não só por isso. Muitas vezes o cidadão, ele tem o mínimo para que exerça a cidadania para que ele participe dos atos políticos comum a todos, mas quando ele passa para pré-candidatura, espera-se que eles saibam um pouco mais, infelizmente, essa não é nossa realidade. Justamente isso que a Câmara de Guaxupé, tentando sanar com esse curso, se a pessoa quer entrar de uma forma mais densa, mais profunda na atividade política, ela precisa conhecer um pouquinho mais conhecer um pouco a lógica do sistema político e as instituições políticas”, ressaltou o professor, que ministrou palestras sobre o Poder Legislativo e Sistemas Eleitorais.

A necessidade de conhecer mais a fundo o processo político e estar preparado foi o que motivou o bancário aposentado Maurício Ferreira de Almeida, da cidade de Muzambinho, a participar do curso.

“O curso é sem comentários, e os palestrantes também, dá uma noção para gente do que realmente é a política e a democracia”, avaliou Almeida.

Segundo a coordenadora de Educação Legislativa da Câmara de Guaxupé, Jeniffer Fernandes, "este curso tem como objetivo satisfazer as demandas da população, que busca que os vereadores estejam preparados para atender às suas necessidades. Além disso, o curso visa capacitar os cidadãos a exigirem que os vereadores desempenhem adequadamente seus papéis. Os temas das palestras foram escolhidos com base no conhecimento considerado mínimo para um pré-candidato a vereador, bem como para todos os cidadãos interessados.”

Conheça mais projetos da Escola do Legislativo de Guaxupé no site https://www.camaraguaxupe.mg.gov.br/

Fonte:

Deixe seu comentário