Portal da Cidade Guaxupé

EM GUAXUPÉ

Escola do Legislativo promove lançamento da Câmara Mirim 2024

Evento reuniu aproximadamente 100 estudantes na Câmara de Guaxupé, na noite dessa terça-feira (19).

Publicado em 20/03/2024 às 18:34

A Escola do Legislativo Vereador Miguel Stampone realizou na noite dessa terça-feira (19) o lançamento da edição 2024 do projeto Câmara Mirim. A Câmara Mirim é um projeto de educação política e cidadã, que tem como público-alvo os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, tanto de escolas públicas quanto privadas.

Inicialmente, os participantes recebem uma formação política, seguida da oportunidade de se candidatarem a vereador mirim. Uma campanha eleitoral é simulada, culminando numa eleição realizada dentro das próprias escolas.

Todos os alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II são envolvidos no projeto, desempenhando papéis de eleitores, participantes ou candidatos.

Com a eleição dos 13 vereadores mirins, os participantes têm a chance de apresentar demandas e propostas de melhorias para a cidade. Essas sugestões são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal durante a Sessão Mirim, podendo ser transformadas em indicações ao Executivo ou projetos de lei. Como conclusão do programa, os vereadores mirins têm a oportunidade de visitar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

"A Câmara Mirim proporciona aos seus participantes uma compreensão prática do funcionamento do Poder Legislativo e a importância da representatividade. Além disso, eles aprendem a exercer sua cidadania de maneira ativa ao levantar questões relevantes para a comunidade e apresentá-las às autoridades competentes. Essa iniciativa não apenas amplia o conhecimento sobre os processos políticos, mas também fortalece valores democráticos como participação, representatividade e diálogo entre os cidadãos e as instituições de poder. Ao final do programa, a visita à Assembleia Legislativa de Minas Gerais proporciona uma compreensão mais ampla do papel do Legislativo em diferentes esferas governamentais”, ressaltou Jeniffer Rodrigues, coordenadora de Educação Legislativa da Câmara Municipal.

A Câmara Mirim não só educa os participantes sobre os mecanismos políticos, mas também os capacita a se tornarem cidadãos ativos e conscientes, capazes de contribuir efetivamente para uma sociedade mais justa e participativa.

As inscrições para participar o projeto podem ser feitas até a sexta-feira (22/03) pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1qjWAeRegq0wJfPiLJN4Kn4i75Sv63w9WcFEcctu43y-XVg/viewform

Fonte:

Deixe seu comentário