Portal da Cidade Guaxupé

Cultura

Guaxupé participa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas 2024

Evento registra aumento de 47% no número de cidades participantes em relação às edições de 2023.

Publicado em 04/03/2024 às 20:09
Atualizado em

(Foto: Vinícius Duarte)

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas 2024 inaugura nova fase de forma ampliada e com melhorias nos equipamentos culturais. A 6ª edição começa no próximo dia 14/3 com 65 atividades, distribuídas por 44 municípios do estado. A iniciativa do Governo de Minas Gerais é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus). A proposta executada desde 2022 é estender por um dia o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até as 22h.

O número de cidades é 47% maior do que o registrado nas edições de 2023, da qual participaram uma média de 30 municípios. O motivo deste crescimento está no sucesso da ação, que provou aumentar o acesso da população a museus e bibliotecas. Somente no ano passado, 5 mil pessoas participaram das 196 atividades oferecidas nas quatro Noite Mineiras, que envolveram 60 cidades em todas as 13 regiões de Minas Gerais.

“Além de ampliar o acesso da população, a gente vê uma geração de público espontâneo. Isso acontece porque, na Noite Mineira, fazemos ações diferentes do que os equipamentos se propõem diariamente. Um museu recebe um show musical, uma biblioteca recebe um sarau literário. Assim, os equipamentos atraem um público que, mesmo que tivesse possibilidade de acessá-lo durante o dia, não iria. Muito mais do que simplesmente estender o horário, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas amplia a forma como a população lida e se apropria desses equipamentos”, explica a superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Célia Ramos.

O aumento e renovação do público é também verificado pela chefe do departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Morada Nova de Minas, Elizabeth Pereira Santos. De acordo com ela, o número de pessoas que frequentam a Casa da Cultura – equipamento que abriga um museu e uma biblioteca, e que participou de três das quatro edições da Noite Mineira realizadas no ano passado – cresceu 40% com a iniciativa do Governo do Estado.

“A Noite Mineira dos Museus e Biblioteca representa muito para o município. Através das atividades propostas, a gente consegue atingir um outro público que não tinha acesso ao museu e à biblioteca. A gente consegue chegar em todas as faixas etárias através do projeto, desde os 5 anos até um público de 93 anos”, conta a gestora municipal.

O coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, Ronaldo Alves de Oliveira, compartilha relato semelhante. O espaço cultural de Cordisburgo, que também integrou a programação da Noite Mineira por três vezes em 2023, viu seu público modificar com a expansão do horário de funcionamento para a noite. “Destaco a participação dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que sempre vêm participar da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. Na primeira vez que teve [a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas], foi excelente. Muitos nem conheciam direito o museu, então a ação trouxe este sentido de conhecer um equipamento cultural importante da cidade”, relembra.

 Legado permanente para as cidades

Estreante na Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, Guaxupé tem muito a comemorar com a ação inédita na cidade. Isso porque o Museu Histórico e Geográfico Comendador Sebastião de Sá, que abrigará a maior parte da programação, está em reforma especialmente para receber a 6ª edição do evento. O prédio reformado será entregue à população no dia 14/3, quando o museu realizará atividades das 18h até às 20h.

“Quando da parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, para Guaxupé participar da 6ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, decidimos finalizar a obra e entregá-la à sociedade nesta data de 14 de março, para recebermos a ação do Estado”, contou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, Marcos Alexandre Costa Buléd.

A colaboração entre o município e o Estado não é de hoje. Em outubro do ano passado, Guaxupé recebeu uma unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), vinculada à Secult, exercendo um trabalho conjunto que gerou frutos inclusive para a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas.

“A programação foi criada por um historiador do município, juntamente com o coordenador e a equipe da Faop – Guaxupé. Outro aspecto importante é que os livros entregues ao museu foram restaurados pela Faop”, revela Buléd, convidando a todos a participarem da edição.

Mudança cultural ampla

Para Ronaldo Alves, o inédito engajamento dessa população extrapola a relação com o museu propriamente dito, transformando a percepção de pertencimento com a própria cidade, berço de Guimarães Rosa. “Já fizemos atividades nas quais foi trabalhada a obra do Guimarães Rosa, o que aproxima esse público com a obra do escritor. Isso é muito importante, não só pelo conhecimento, mas também para eles perceberem que fazem parte dessa história. Isso é muito significativo para os alunos do EJA”, reconhece o coordenador, complementando:

“E outra coisa que também acho muito importante é o interesse que a ação desperta pela cultura. Quando esse público viaja, passa a querer conhecer outros espaços culturais. Acho que a formação de público não é só em relação ao museu daqui de Cordisburgo. É uma atividade de formação cultural completa, que amplia os horizontes das pessoas”, avalia Ronaldo Alves.

Célia Ramos acrescenta que a Noite Mineira de Museus e bibliotecas tem proporcionado uma mudança cultural não apenas no público, mas também nos gestores. “Nós temos tido retornos muito positivos das cidades do interior. A própria gestão dos municípios tem voltado o seu olhar para esses equipamentos culturais. Para nós, é uma alegria pensar que o projeto extrapola essa noite especificamente em que ele é realizado, trazendo benefícios para a população para além da noite em si”, alegra-se a superintendente da SBMEC.

Nova periodicidade

Em 2024, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas acontecerá bimensalmente, e não mais todo mês. O dia da semana foi mantido: bibliotecas públicas e comunitárias e museus de todo o estado ficarão abertos na segunda quinta-feira do mês em que a ação for realizada. A mudança foi implementada a partir do feedback de parte dos municípios, que relataram que o espaço de um mês entre uma ação e outra era curto para a organização do evento.

“Entendemos que essa solicitação fazia todo o sentido frente ao que a gente se propõe, que é ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais, e resolvemos acatar essa sugestão. Acreditamos que a realização a cada dois meses será benéfica tanto para a ação como um todo, quanto para o engajamento dos municípios. Com a mudança na periodicidade, acreditamos que a Noite Mineira dos Museus e Bibliotecas terá uma adesão ainda maior em 2024”, explicou Célia Ramos.

A decisão parte de um diálogo constante para a melhoria do projeto, o que é valorizado pelos gestores. “A Noite Mineira tem melhorado a cada edição. O Governo do Estado nos dá direcionamento e ideias para trabalhar os temas, e isso nos ajuda muito”, comenta a chefe do departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Morada Nova de Minas, Elizabeth Pereira Santos.

“A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas tem sido uma experiência muito boa para Cordisburgo. Com certeza continuaremos participando das próximas edições”, compartilha o coordenador Museu Casa Guimarães Rosa, Ronaldo Alves de Oliveira.

Programação

Museu Histórico e Geográfico Comendador Sebastião de Sá

Rua Coronel Antônio Costa Monteiro, 55 - Centro

Instagram: @prefguaxupe

18h - Inauguração do Espaço Comendador Sebastião de Sá

Mediação: Professor Historiador Fábio Lúcio Mello Tobias

Atividade presencial

18h30 - Entrega de livros ao museu

Mediação: Marcos Alexandre Costa Buléd (Secretário Municipal).

Atividade presencial

19h - Palestra: A história de Pio Damião

Mediação: Professora e pesquisadora Denise Dias

Atividade presencial

20h - Sarau das raízes afro-mineiras

Mediação: Sarah Oliveira

Atividade presencial

Fonte:

Deixe seu comentário