Portal da Cidade Guaxupé

Aedes aegypti

Vírus mais agressivo da dengue é alvo de ações da Vigilância em Saúde

Enfermeiros e agentes comunitários de saúde participaram de treinamento da AMOG, sobre as arboviroses como dengue e zika vírus.

Publicado em 07/02/2019 às 03:31
Atualizado em

Agentes comunitários de saúde e enfermeiro participaram de treinamento sobre arboviroses. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

Agentes comunitários de saúde e enfermeiros da rede municipal de Saúde de Guaxupé participaram de uma capacitação ontem (06),  na sede da AMOG. A capacitação foi ministrada pela equipe técnica da Vigilância em Saúde da Prefeitura, que ensinou um pouco mais sobre arboviroses, como o vírus da dengueZika vírusfebre Chikungunya e febre amarelaDurante a capacitação, os técnicos informaram que o vírus da dengue circulante no momento é o tipo 02, mais agressivo que o tipo 01.

No total, 50 ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e enfermeiros da rede pública municipal de Saúde, participaram do evento. Guaxupé até o momento conta com apenas um caso suspeita de dengue. Todas as ações preventivas estão sendo realizadas de forma intensificada nos últimos meses, já que a região apresenta casos confirmados de dengue e até mesmo registro de óbitos.

A capacitação contou com a exposição do veterinário da prefeitura, Marcelo Pedrosa que coordena os trabalhos da Vigilância Sanitária. Durante sua fala foram apresentados dados estatísticos da dengue, Chikungunya e Zika.

Já a enfermeira que coordena a Vigilância Epidemiológica, Andrea Coelho, apresentou ao público presente quais os sintomas, diagnóstico e como tratar as diferentes doenças ligadas à arbovirose.

Charles Pereira, supervisor de Agentes de Vetores, responsáveis por visitarem as residências e fazer a busca ativa pela larva do mosquito Aedes e Reginaldo de Araújo também com grande experiência na área, ensinaram na prática a prevenção e controle do Aedes aegypti e também a importância de todos estarem envolvidos na disseminação da prevenção.

Os casos suspeitos de arbovirose devem ser notificados à Vigilância em Saúde, que fica na r. Capitão Erasmo de Barros, em frente ao laboratório da Santa Casa de Guaxupé. O telefone de contato do órgão é o 3351-2719.

 

 


Fonte:

Deixe seu comentário