Portal da Cidade Guaxupé

Da UFMG

Projeto Nascente é tema de seminário do Internato Rural em Guaxupé

O seminário visou discutir o impacto do curso de capacitação de equipes de saúde

Publicado em 19/12/2023 às 15:12

(Foto: Maurílio Elias/Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG)

(Foto: Maurílio Elias/Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG)

Na última sexta-feira (15), aconteceu em Guaxupé o Seminário de Avaliação do Projeto Nascente do Internato Rural, que foi apoiado pelo Ministério da Saúde. O tema foi o Projeto Nascente, que capacita a atenção primária para para o uso da Caderneta da Criança.

Estiveram presentes professores da Faculdade de Medicina da UFMG e o técnico da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Eduardo Carvajal. O seminário ainda reuniu profissionais da saúde de vários municípios, totalizando cerca de 80 participantes.

Durante o seminário foi discutido o impacto do curso de capacitação de equipes de saúde da família de 32 munícipios, que têm convênio com o internato rural. Essas equipes foram capacitadas através de oito módulos colocados em prática, sobre o desenvolvimento integral da criança e a ampliação do uso da caderneta da criança, ultrapassando os limites que antes eram colocados.

“Passamos a aplicar os parâmetros de monitoramento, desenvolvimento e do amadurecimento da criança. O desenvolvimento adotando do ponto de vista físico, mental, psicológico, psíquico e afetivo. Vários parâmetros que normalmente fogem do controle da equipe e que estão na caderneta da criança”, alega o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), Francisco Rubio.

O Projeto Nascente visa a capacitação das equipes de Saúde da Família na promoção do desenvolvimento infantil integral e aperfeiçoamento da linha de cuidado da criança, em ações integradas com a assistência social, educação e cultura e ampliação do uso da Caderneta da Criança, desenvolvido pelo Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG.

Financiado pela Diretoria de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o projeto está inserido no contexto da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

Além de buscar integrar as ações de saúde, educação, assistência social e cultura na certeza de que o trabalho intersetorial é essencial para alcançar o adequado cumprimento dos objetivos propostos.

Fonte:

Deixe seu comentário