Portal da Cidade Guaxupé

Inauguração

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Rosana

Posto atenderá moradores do Rosana, Rancho Alegre, Jardim América I e II.

Publicado em 26/06/2019 às 06:10

Construção do PSF começou em 2017. (Foto: Carol Negrão)

Secretaria de Saúde, Daniela Betelli, discursa durante a inauguração : 80% de cobertura de PSF em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

Dr. Heber, Daniela Betelli e Jarbinhas homenageiam família do médico André Sá Perocco. (Foto: Carol Negrão)

Irmão do médico André Sá Perocco, que dá nome ao PSF, recebe homenagem do vice-prefeito e do prefeito de Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

A viúva do médico, Nelide Melo, agradece homenagem. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

PSF conta com atendimento odontológico. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

População acompanhou inauguração do PSF. (Foto: Carol Negrão)

Prefeito Jarbinhas emocionou-se na inauguração do PSF. (Foto: Carol Negrão)

Equipe da Posto de Saúde da Família do Jardim Rosana. (Foto: Carol Negrão)

A Prefeitura de Guaxupé realizou na tarde desta quarta-feira (26) a inauguração da Unidade de Saúde ESF “Dr. André de Sá Perocco” no bairro Jardim Rosana. Bastante aguardada pelos moradores que fizeram questão de estar presentes no evento, o Posto de Saúde da Família atenderá uma área com até 4 mil habitantes, compreendendo os bairros Jardim Rosana, Rancho Alegre, Jardim América I e II. O novo posto possui equipe completa de Saúde da Família e atenderá de segunda à sexta-feira das 07 às 16h30. Orçada em mais de R$900 mil, a obra que teve início no segundo semestre de 2017.

Dona Cleide realizou agendamento de consulta no PSF. (Foto: Carol Negrão)

Na tarde desta quarta-feira (26), moradores já realizavam o agendamento dos atendimentos, como foi o caso da catadora de reciclável Cleide Aparecida Pereira Vidal. “Antes a gente fazia o atendimento no (PSF) Parque II. Eles estão arrumando meus dentes. Vai facilitar para mim e para muita gente”, ressaltou a moradora do Jardim Rosana.

De acordo com o prefeito Jarbinhas, uma equipe ficará à disposição para atender aos moradores, sendo um médico clínico geral, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e sete agentes comunitários de saúde, além de agente administrativo e serviços gerais.

“A partir de agora iniciamos uma nova fase na saúde pública dos moradores desta região. Lembrando que além desse PSF, estamos construindo uma quadra esportiva logo aqui ao lado. No início do ano entregamos um PSF aos moradores do Monte Verde. Esse aqui do Rosana tem capacidade para trabalharmos com duas equipes, ou seja, num futuro conseguiremos atender 08 mil pessoas somente nesta Unidade com duas equipes de Saúde da Família”, disse Jarbinhas.

Na inauguração, o prefeito fez questão de agradecer o apoio de toda equipe, especialmente da Saúde e do Obras que não mediram esforços para que a inauguração do Posto pudesse acontecer ainda neste mês de junho. Além disso, Jarbinhas relembrou, bastante emocionado, do trabalho feito pelo Dr. André, quando atuou como médico e servidor público da Prefeitura: “O Dr. André foi um médico exemplar e tenho certeza que ele está feliz com essa homenagem que estamos prestando a ele, em nomear este PSF de Dr. André de Sá Perocco. Nossa população precisa sempre de médicos como ele foi, que trate seus pacientes com amor, carinho, respeito e atenção. Isso é a humanização que tanto falamos na saúde pública”, falou.

 

Diferente da UBS, o PSF contará com equipes que farão visitas às famílias nas casas, orientando e administrando medicamentos, fazendo curativos, além de vacinação, atendimento médico e dentário no próprio Posto. No Posto de Saúde da Família serão criados também grupo de gestantes e idosos para uma atenção especial.

Com a inauguração do PSF no bairro Jardim Rosana, Guaxupé passa de 69 para 82% de sua cobertura com Saúde da Família, trabalhando tanto a saúde preventiva quanto a curativa. 


Fonte:

Deixe seu comentário