Portal da Cidade Guaxupé

ALERTA DE DENGUE

Guaxupé tem 225 casos confirmados de Dengue em 2024

Boletim epidemiológico foi publicado nesta sexta-feira (02).

Publicado em 02/02/2024 às 14:24

(Foto: Dreamstime)

Guaxupé apresenta 566 casos de suspeita de dengue no mês de janeiro, com 225 casos confirmados e 143 negativos. Os dados são do Boletim Epidemiológico publicado pela Prefeitura na manhã desta sexta-feira (02). O Governo Municipal pede colaboração da população para eliminar criadouros do mosquito transmissor.

Em coletiva de imprensa realizada também na manhã de hoje, agentes da Vigilância em Saúde e o secretário de Saúde declararam que os bairros com maiores taxas de casos confirmados são Parque das Orquídeas, Jardim Guaxupé e Jardim Santa Bárbara. 

O Aedes aegypti transmite, além da dengue, doenças como Chikungunya, Zika, Febre amarela e Febre do Mayaro. O mosquito é mais presente em áreas urbanas por se alimentar apenas do sangue de humanos e se reproduz principalmente dentro das residências, em água limpa e parada, sendo de extrema urgência que a população verifique suas casas e elimine os focos. 

Os servidores da prefeitura também alertam a respeito de caixas d’água abertas, pois com as fortes chuvas na região nas últimas semanas, muitas tampas se moveram deixando espaço para a entrada não só do mosquito, mas de muitos outros agentes causadores de doenças. 

O mesmo vale para caixas d’água que ficam dentro da residência, elas devem ser verificadas, limpas a cada seis meses e vedadas. “Somente no Parque dos Municípios, com a ajuda de drones, a equipe de agentes epidemiológicos encontraram e notificaram 38 casas com as caixas d’água abertas”, disse o secretário de Saúde, Adilson Freitas.

Dentre as medidas tomadas pela prefeitura, está a pulverização de veneno feito com bomba costal nas casas de pessoas que tiveram casos da doença confirmados. Os agentes epidemiológicos também estão passando nas residências para realizar a verificação e eliminação dos focos. 

Sobre o Fumacê, a Vigilância de Saúde declara que “é uma arma de último caso, porque ele não mata apenas o Aedes aegypti, mata todos os insetos presentes, como abelhas, borboletas e até mesmo animais pequenos como passarinhos. Prejudica toda uma cadeia alimentar. Sem dizer que se as pessoas não abrirem as casas durante não vai adiantar. Se os criadouros dentro das residências não forem eliminados, também não adiantará, pois o Fumacê mata somente os mosquitos adultos, aqueles vão morrer, mas depois nascerão outros”.


Vacina

Guaxupé não está entre as 22 cidades mineiras que receberão doses da vacina contra a dengue disponibilizadas pelo SUS. Até o momento, apenas cidades com mais de 100 mil habitantes e alta transmissão de dengue nos últimos anos receberão as primeiras doses da vacina contra a doença, fornecidas pelo Ministério da Saúde. 

A imunização terá início em fevereiro e será destinada a crianças com idade entre 10 e 14 anos. Segundo a pasta, esse é o público que concentra o segundo maior número de internações, logo após os idosos.


Sintomas

Em casos de sintomas de dengue a população pode ir até a Unidade de Saúde correspondente ao seu bairro, onde passará por atendimento médico e posteriormente realizado o teste.


Os sintomas comumente observados são os seguintes:

  • Início repentino de febre muito alta
  • Forte dor de cabeça geralmente na parte de trás dos olhos
  • Vômito
  • Músculos e articulações tornam-se doloridos
  • Desenvolvimento de erupções cutâneas
  • Fadiga
  • Erupção cutânea
  • Sangramento leve

A população pode fazer denúncia de criadouros da doença pelo número 155.

Fonte:

Deixe seu comentário