Portal da Cidade Guaxupé

Superluas

Primeira superlua de agosto acontece hoje; saiba como ver

No mesmo mês aparecem os fenômenos Lua de Esturjão, nesta terça-feira (1º), e Lua Azul, do dia 30, que só se repetirá em 2034.

Publicado em 01/08/2023 às 13:38

Fenômeno Lua de Esturjão aparece nesta terça-feira (1°) (Foto: Júlio César)

Superlua vista de Porto Alegre em 31/01/2018) (Foto: Anselmo Cunha)

Para quem ama observar o céu, acontecerá neste mês de agosto de 2023 dois raros fenômenos naturais, chamados de superlua, nos quais a lua visivelmente ficará maior e mais brilhante. O primeiro acontecerá ainda hoje, nesta terça-feira (1°), onde o astro irá variar entre cores alaranjadas e tem por nome Lua de Esturjão. O próximo grande show lunar será no dia 30 de agosto. A bela Superlua Azul só aparecerá novamente em novembro de 2034.


Esses fenômenos se dão pois a lua estará em órbita no Perigeu, ponto de máxima aproximação da Terra (aproximadamente 360 mil km). Nesse momento, a lua se revela a olho nu 14% maior e 30% mais brilhante se comparado quando o satélite da Terra está no Apogeu, que é o ponto de órbita mais distante da Terra ( aproximadamente 405 mil km) e forma a microlua.


O termo "superlua" foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, que declarou “super” uma lua cheia que se encontra no perigeu ou até 90% próxima desse ponto.



De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, o evento poderá ser visto de qualquer parte do mundo, caso não haja interferências climáticas.


Quando e como assistir a superlua


A Lua de Esturjão nascerá no lado leste, hoje (01/08) às 17h38 (horário de Brasília) e irá se pôr no dia seguinte (02/03) de 2023, à 7h31.

  • Procure uma vista desobstruída, e poderá ver o sol se pôr e o nascimento da superlua ao mesmo tempo nos lados opostos do céu.
  • Não é necessário objetos auxiliares para a observação do fenômeno, basta olhar para o leste, sentido oposto ao qual o sol está se pondo, e contemplar a superlua no horizonte.
  • O melhor momento para ver a Lua de Esturjão será a primeira hora após nascer, pois por conta da interação com a atmosfera, ela pode apresentar variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada).


Curiosidade: A Lua de Julho recebeu o apelido de Lua de Esturjão devido a algumas antigas culturas que relacionavam os astros à acontecimentos da natureza. Esturjão é uma espécie rara e enorme de peixe de água doce com aparência pré-histórica, que costumam aparecer nos lagos do hemisfério Norte nesta época do ano.


Superlua Azul


Chamada de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês, a superlua do dia 30 de agosto de 2023 aparecerá às 22h35min ( horário de Brasília ).


Nesse dia a distância da lua para com a Terra será ainda menor: 357.344 quilômetros. A última lua tão perto foi em 14 de novembro de 2016, onde ela alcançou o ponto de 356.509 quilômetros de distância do nosso planeta.


Fonte:

Deixe seu comentário