Portal da Cidade Guaxupé

Consciência

Vereadores aprovam projeto de lei que cria a Semana da Consciência Negra

Projeto de autoria do vereador Francis Osmar da Silva foi aprovado em dois turnos e surgiu depois de caso de racismo em escola.

Publicado em 14/11/2019 às 08:36

Francis levou a menina Kathlen ao plenário para defender o projeto de lei que cria a Semana da Consciência Negra nas escolas municipais (Foto: Reprodução/Facebook)

Os vereadores de Guaxupé aprovaram na última segunda-feira (11), projeto de lei do legislativo que cria a Semana da Consciência Negra nas escolas do Município. O projeto é de autoria do único vereador negro da atual legislatura, Francis Osmar da Silva, que teve a iniciativa depois que a menina Kathlen, estudante de uma escola municipal da cidade relatou racismo de uma coleguinha.

Francis levou a menina para o plenário para defender o projeto de lei, que foi aprovado em dois turnos. “ O projeto é para que aconteça, na semana do dia 20 de novembro, debates, palestras e trabalhos ministrados pelos professores para que os alunos saibam realmente a importância da contribuição educacional e cultural que é imensurável dentro das escolas”. 

A vereador Salma Regina Gallate parabenizou o vereador pelo projeto e ressaltou que o dia 20 de novembro, em que se comemora a Consciência Negra, é feriado em algumas cidades brasileiras. A vereadora sugeriu que em Guaxupé também seja instituído feriado. 

O presidente da Câmara Léo Moraes, alertou que este tipo de determinação deve ser feito por projeto de lei e não por emenda a outra matéria.

Segundo o Censo 2010, a população autodeclarada negra em Guaxupé era de 2.462 habitantes.

Outros projetos 

Os vereadores aprovaram em votações únicas, o projeto de lei do executivo que altera o Plano Plurianual; a estimativa de receita para o próximo ano; e concessão de contribuições no valor de R$697 mil entre a prefeitura e órgãos como PM, Emater, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário