Portal da Cidade Guaxupé

PARLAMENTO JOVEM

Presidente da Câmara participa do lançamento do Parlamento Jovem, na ALMG

Danilo Martins representou as Câmaras participantes do PJ Minas, em Belo Horizonte.

Publicado em 27/03/2024 às 10:18

O presidente da Câmara de Guaxupé, Danilo Martins, participou do lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024, na última sexta-feira (22/03), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O vereador guaxupeano representou as Câmaras participantes do PJ Minas durante o evento, que foi presidido pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite.

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, destacou a oportunidade que o PJ Minas oferece a estudantes de conhecerem o Parlamento mineiro e o processo legislativo, o que pode ser a semente para a inserção desses jovens na política.

“Muitos vêm à Assembleia pela primeira vez, lugar em que os diferentes se encontram e é preciso dialogar. Na plenária estadual, os estudantes entendem o que é democracia, ao sentarem com um colega com ideias diferentes e construírem um caminho”, disse o deputado Tadeu Martins Leite

O presidente da Câmara de Guaxupé destacou a importância do projeto e convocou outros presidentes de câmara a investirem no programa de educação cidadã.

“Eu gostaria de encorajar os presidentes de câmara a avançarem com o projeto do Parlamento Jovem. Nós iniciamos lá em 2015 com o PJ em Guaxupé. Em 2016 eu assumi a presidência da Câmara lá. Naquela ocasião nós fomos abraçados por outros municípios porque o projeto funciona e só é do tamanho que é, porque é um projeto que funciona em rede, que trabalha com parcerias, em que um ajuda o outro e incentiva o outro. Naquela ocasião nós éramos três municípios do Polo Sudoeste. Hoje nós somos em 21, graças ao trabalho daqueles três lá atrás”, ressaltou Danilo em seu discurso.

O PJ é uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, e chega em 2024 à 20ª edição. Estudantes de 145 municípios, divididos em 20 polos regionais, vão debater o tema “Melhorias no ensino escolar”. O programa é realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

A cerimônia de lançamento do PJ Minas 2024 está disponível neste link https://www.youtube.com/watch?v=gbfJiQrJpho&list=PLUCq_zFD6m5pqRNSNYUQUGF7AzfNp4YD8&index=2


Fonte:

Deixe seu comentário