Portal da Cidade Guaxupé

CÂMARA DE GUAXUPÉ

Em homenagem ao Dia das Mulheres, vereadora preside parte da Sessão Ordinária

Vereadora, Maria José Cyrino, é a única mulher exercendo cargo político atualmente em Guaxupé.

Publicado em 15/03/2024 às 16:38

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira (08/03), o presidente da Câmara de Guaxupé, Danilo Martins, convidou a vereadora Maria José Cyrino. Para presidir parte dos trabalhos da 3ª Sessão Ordinária do Legislativo. Maria José é a única mulher a exercer um cargo político no município atualmente e presidiu o uso da Tribuna Popular e o Grande Expediente.

“Toda homenagem singela, é muito mais importante de que alguns aglomerados e falas desnecessárias. Acredito que estamos aí em um novo processo revolucionário das mulheres. Mai uma vez, nós mulheres vamos ter que ir para uma nova batalha porque estamos enfrentando o mundo do tudo pode. E vai estar nas nossas mãos organizar a casa novamente, assim como todas nós fazemos todos os dias. Nosso papel dentro do lar dentro das nossas famílias é importantíssimo mulheres precisam ser representadas como são: mulheres, na sua simplicidade.” disse a vereadora ao ser convidada pelo presidente para presidir a Sessão.


Mulheres na Política

Apesar de as mulheres constituírem a maioria tanto na população (51,1%) como no eleitorado (52,62%), os filiados aos partidos políticos são predominantemente do gênero masculino, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos filiados, 53,8% são homens, enquanto 46,2% são mulheres.

Nas Eleições Gerais de 2022, 9.891 mulheres se candidataram, mas somente 311 delas foram eleitas, correspondendo a apenas 18,2% do total de eleitos.


Fonte:

Deixe seu comentário