Portal da Cidade Guaxupé

Plenária

Câmara de Guaxupé recebe Plenária Regional do Parlamento Jovem

Estudantes de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Poços de Caldas participaram da plenária, que escolheu representantes para encontro em BH.

Publicado em 19/08/2019 às 02:19

Alunos defendem propostas para serem debatidas no PJ em 2020. (Foto: Carol Negrão)

Plenária reuniu 110 estudantes de quatro municípios da região. (Foto: Carol Negrão)

Lucas Arruda, Léo Moraes, Mateus Silva e Helena Lage participaram da Plenária. (Foto: Carol Negrão)

Estudantes explicam pontos do projeto sobre "Discriminação Étnico-racial". (Foto: Carol Negrão)

Antes da votação do subtemas, estudantes escolheram entre dois temas para o PJ do ano que vem. (Foto: Carol Negrão)

Estudantes aprovam as propostas por contraste. (Foto: Carol Negrão)

No último dia 14 de agosto, a Câmara Municipal de Guaxupé recebeu a Plenária Regional Sudeste 2019, do Parlamento Jovem. 110 estudantes do Ensino Médio de escolas das cidades de Guaxupé, Poços de Caldas, Itaú de Minas e São Sebastião do Paraíso participaram na plenária. Durante o encontro também foram escolhidos representantes de casa cidade para participara de plenária estadual em Belo Horizonte. 

Estudantes aprovam propostas durante Plenária do Parlamento Jovem, em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

Neste ano, a iniciativa tem como tema a discriminação étnico-racial e mobiliza 94 municípios, agrupados em 16 polos regionais.

“Hoje é um encontro regional do parlamente Jovem vinculado ALMG. E hoje estamos debatendo um tema que sobre a Discriminação Étnico Racial. Este tema foi levantado pelos estudantes no ano passado e trouxe para debate este ano”, explicou Bruna Luiza de Souza, que é diretora da Escola do Legislativo em Guaxupé.  

No período da manhã os estudantes foram divididos em grupos de trabalho, e apresentaram nove propostas em três subtemas: desigualdades socioeconômicas; violências por Motivo étnico-racial; e direito às identidades e à diversidade Cultural. Durante a tarde a plenária escolheu uma proposta de cada subtema para serem apresentadas na Plenária Estadual.

Sessão plenária foi presidida pela estudante Mariane Vecchiato (dir.). (Foto: Carol Negrão)

Como em uma sessão legislativa da Assembleia, os estudantes pediam destaques de supressão, modificação e explicação das propostas ao colegas durante a plenária, que foi presidida pela estudante guaxupeana Mariane Vecchiato.

“O Parlamente Jovem é dividido por etapas, ensinando política e qual o papel do vereador e do deputado e depois oficinas de formações temáticas. Depois é feita uma plenária municipal, que é feita com os alunos do município, onde eles votaram propostas e depois é repassado para essa plenária Regional. Tem essa etapa final, que é em Belo Horizonte”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo em Guaxupé.

Participaram da plenária, o presidente da Câmara de Guaxupé Léo Moraes; o presidente da Câmara de Itaú de Minas, Mateus Vilela Silva; vereador de Poços de Caldas, Lucas Arruda; e a coordenadora da Escola do Legislativo de São Sebastião do Paraíso, Helena Lage.


Fonte:

Deixe seu comentário