Portal da Cidade Guaxupé

Minas Consciente

Microrregião de Saúde de Guaxupé progride para onda Amarela do Minas Consciente

Apesar da Macrorregião Sul estar na onda vermelha, cidades da região poderão abrir os estabelecimentos comerciais de acordo com protocolo da Onda Amarela.

Publicado em 11/02/2021 às 03:11

Apesar da Macrorregiao Sul estar na Onda Vermelha, oito microrregiões de saúde estarão na Onda Amarela a partir de sábado (13). (Foto: Divulgação)

Os oito municípios que fazem parte da microrregião de Saúde de Guaxupé poderão progredir para a Onda Amarela do programa Minas Consciente a partir do próximo sábado (13). A informação foi divulgada pelo Governo de Minas Gerais na tarde desta quinta-feira (11). Além da microrregião de Guaxupé, as micros de Alfenas/ Machado, Itajubá, Lavras, Piumhi, São Lourenço, Três Pontas e Varginha também estão na Onda Amarela do protocolo. Passos/ Cássia e Poços de Caldas regrediram para a Onda Vermelha, juntamente com Pouso Alegre, que desde a semana passada segue os protocolos mais rígidos. A microrregião de São Sebastião do Paraíso passou da onda amarela para a onda verde.

No mês de janeiro o governo de Minas Gerais alterou os protocolos do Programa Minas Consciente. Nesta terceira fase do Minas Consciente, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Cautela

Na última semana, o número de casos e óbitos subiu 5,3% e 6%, respectivamente, no estado. O governador Romeu Zema lembrou que a pandemia está em um momento crítico e que é preciso manter todos os cuidados para conter o avanço da doença.

“A situação do estado continua crítica, com muitos casos e muitos óbitos. Tivemos duas regiões com regressão nesta semana. Precisamos manter o uso de máscara, o distanciamento e as medidas de higienização. Isso tem ajudado a salvar vidas e precisamos continuar até que o processo de vacinação avance nos próximos meses”, disse.

Carnaval

Zema também pediu que a população não aglomere durante o período de Carnaval, entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

“Nenhum município terá desfile de qualquer natureza no Carnaval. Todos os prefeitos estão cientes da gravidade em que se encontra a pandemia, não só em Minas como em todo o Brasil. As nossas Forças de Segurança trabalharão no sentido de evitar qualquer aglomeração ou evento durante o período. É uma data que muitas pessoas apreciam, mas infelizmente teremos que postergar a festa, porque a prioridade é salvar vidas”, afirmou.

Adesão

Até essa quarta-feira (10), 665 municípios já haviam aderido ao Minas Consciente, o que representa 78% do estado. Ao todo, 12,5 milhões de mineiros foram contemplados pelo plano.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Deixe seu comentário