Portal da Cidade Guaxupé

SICREDI

Sicredi das Culturas RS/MG reúne milhares de associados em suas Assembleias

Voto eletrônico é a novidade das Assembleias da cooperativa.

Publicado em 04/04/2024 às 18:17

(Foto: Sicredi)

(Foto: Sicredi)

(Foto: Sicredi)

(Foto: Sicredi)

(Foto: Sicredi)

(Foto: Sicredi)

Desde o mês de fevereiro, a Sicredi das Culturas RS/MG vem realizando suas Assembleias de Núcleo, em que os associados participam ativamente das decisões da cooperativa. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, milhares de associados já participaram e votaram, exercendo o papel de donos do negócio. Neste ano, a novidade é o voto eletrônico, que tornou o processo ainda mais ágil e confortável aos associados que podem votar, apertando o botão que define sua opção de escolha a cada pauta colocada em votação.

“As Assembleias de Núcleo são momentos em que é possível conhecer tudo o que a cooperativa fez em 2023, como ela beneficiou a comunidade e quais foram os resultados administrativos e financeiros, algo que é de interesse de todos os associados. Compartilhar essas informações é fazer uma gestão bastante transparente, o que torna a participação de todos muito importante, porque é hora também de votar. Os associados têm poder de decisão em uma Assembleia de Núcleo”, destaca o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Elmo Pedro von Mühlen.

As Assembleias de Núcleo são realizadas presencialmente em cada município onde a Sicredi das Culturas RS/MG possui agência, no entanto, ela será realizada também de forma virtual. Do dia 8 de abril, às 13h, ao dia 14 de abril, às 20h, os associados que não puderam participar de forma presencial, terão oportunidade de conhecer e votar em todas as pautas da Assembleia de Núcleo. Para isso, basta digitar no navegador de internet do computador, tablet ou celular o endereço: fundacao.sicredi.com.br/assembleias. Quem possui o aplicativo do Sicredi em seu celular pode acessar também através dele, é só ir até o menu do aplicativo e clicar na opção Assembleias. Essa é mais uma facilidade para acessar e votar neste ano.


Decisões conjuntas

O processo assemblear envolve várias etapas, entre elas o Encontro de Coordenadores de Núcleo. Os associados elegem a cada quatro anos o Coordenador do seu Núcleo, que tem como papel representar e defender seus interesses na condução do negócio, levando as decisões dos Núcleos para as Assembleias Gerais da cooperativa.

Em fevereiro foi realizado o primeiro Encontro de Coordenadores de Núcleo de 2024 no Rio Grande do Sul, com transmissão ao vivo para Minas Gerais. Foi um momento de avaliação dos resultados e de planejamento da cooperativa, seguindo o modelo de atuação que se destaca pela gestão compartilhada e colaborativa. Foram apresentadas ações realizadas em 2023, além da prestação de contas e a destinação dos resultados. Também estiveram na pauta assuntos como a eleição de Coordenadores de Núcleo.

Após as Assembleias de Núcleo, os Coordenadores irão se reunir novamente na Assembleia Geral Ordinária (AGO), que será realizada no dia 20 de abril, para validar as decisões tomadas pelos associados representados por eles.

Fonte:

Deixe seu comentário