Portal da Cidade Guaxupé

EM GUAXUPÉ

Patrimônio e Memória de Guaxupé serão evidenciados em filme sobre cinemas de rua

Produção audiovisual busca materiais de arquivo e o relato de moradores guaxupeanos que vivenciaram a época de ouro dos cinemas de rua na cidade.

Publicado em 05/02/2024 às 19:52

(Foto: Divulgação / Memorabilia Filmes)

A obra documental intitulada (Cinemas de rua de Guaxupé), buscará evidenciar histórias de cinema, e de espectadores que vivenciaram a era de ouro do cinema em Guaxupé. O apogeu, a glória e posteriormente, a decadência do (Cine Teatro São Carlos), será evidenciado ao espectador, através desta narrativa onde a sala de projeção é protagonista da história na tela. O Cine Teatro São Carlos, de propriedade da Empresa de Cinemas São Paulo-Minas S/A, foi fundado em 1947, funcionando na Av. Conde Ribeiro Valle, Nº 312 e teve sua época de ouro nos anos 60. Possuía 832 lugares, funcionava diariamente e realizava uma média anual de 463 sessões para um público de cerca de 199.330 espectadores.

O filme é uma realização Memorabilia Filmes, com direção e roteiro de Eudaldo Monção Jr. (Canô) e com produção de Ketelyn Lopes, e pretende intercalar vasto acervo de imagens de arquivo da cidade de Guaxupé, com depoimentos de personagens que fizeram parte da história desse cinema ao longo dos anos, além de registrar a manutenção e o reparo de outros espaços exibidores existentes na cidade, projetos de exibição itinerante e ações cineclubistas, que se configuram como o “Novo cinema de rua”.

A partir da experiência dos personagens moradores de Guaxupé, buscaremos contar outras histórias de cinema e sobre os cinemas, que ainda não foram contadas. A obra audiovisual terá como gênero o documentário expositivo, onde aspectos da realidade serão expostos ao espectador. O filme se aproxima também do gênero experimental, a partir do uso de estéticas que se darão por meio de um estilo fílmico, muito próximo aos filmes históricos. Será presente o uso de material de arquivo audiovisual, sonoro e fotográfico com registro da cidade de Guaxupé. O filme se utilizará também de recortes de jornais de época, que evidenciam o funcionamento dos cinemas da cidade em todos os tempos. Será utilizado acervos pessoais de moradores, com destaque para o material audiovisual, fotográfico e sonoro, além de acervos da comunidade. O que se pretende é evidenciar os ilustres moradores da cidade, que se verão retratados no filme e eternizados através do cinema.


Fachada do antigo Cine São Carlos na Av. Conde Ribeiro Valle, atualmente (Foto: Eudaldo Monção Jr./ Memorabilia Filmes & Produções Culturais).

A obra documental já possui janela de exibição principal sendo a (4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um retrato dos nossos tempos). A mostra cinematográfica apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção. O evento acontece em formato presencial em várias cidades brasileiras, além de exibição virtual e nas TV 's públicas de todo país, com destaque para a Rede Minas e a TVE Bahia. Em 2024, a quarta edição do evento acontecerá também em Manágua, Nicarágua, no Instituto Guimarães Rosa/Centro Cultural Brasil/Nicarágua, em parceria com a Embaixada do Brasil em Manágua.

Para Canô, diretor e roteirista do filme “A necessidade de se filmar sobre os cinemas de rua do Brasil, vem se consolidando com o passar dos tempos. A exemplo disso, a Mostra Cinemas do Brasil, evento cinematográfico já realizado em Guaxupé, e que se configura como uma janela exibidora de filmes sobre a temática para todo o mundo, percorrendo em três edições, mais de 50 cidades brasileiras, exibindo mais de 70 filmes sobre cinemas de rua do país, além de exibições em países como Israel e Bolívia, e sessões em televisões públicas. É esse ganho que o filme (Cinemas de rua de Guaxupé) pretende ter, integrando-se a este grande circuito exibidor, que colocará Guaxupé em evidência para todo o mundo, levando a história dos cinemas da cidade para diversas partes do planeta por intermédio do cinema.”


Registro do show do cantor Agnaldo Rayol, que aconteceu no Cine São Carlos, em 1967, em Guaxupé. Nela vemos Walmor Álvaro Toledo Russo, Agnaldo Rayol, André Furlan e Arthur Gonçalves. (Foto: Arquivo Jornal da Região).


Registro do show do cantor Agnaldo Rayol, que aconteceu no Cine São Carlos, em 1967, em Guaxupé. Nela vemos Walmor Álvaro Toledo Russo, Agnaldo Rayol, André Furlan e Arthur Gonçalves. Foto: Arquivo Jornal da Região

Traga sua história de cinema e vire personagem do filme (Cinemas de rua de Guaxupé). Entre em contato através do e-mail, whatsapp ou pelo instagram da produtora audiovisual Memorabilia Filmes & Produções Culturais.

Contato:

Eudaldo Monção Jr. (Diretor)

Telefone/Whatsapp - +55 (11) 9 - 81574424

E-mail: eudaldo.moncao@gmail.com

Instagram: @memorabiliaFilmes / https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/

Site Produtora https://eudaldomoncao.wixsite.com/memorabilia

Site Mostra Cinemas do Brasil https://www.mostracinemasdobrasil.com/ 

Fonte:

Deixe seu comentário