Portal da Cidade Guaxupé

Contra enchente

Prefeitura busca em Brasília recursos para obras na Vila Progresso

Reunião será amanhã (20), no Ministério do Desenvolvimento Regional e Nacional. Reunião foi intermediada pelo deputado Federal Emidinho Madeira.

Publicado em 18/03/2019 às 21:04
Atualizado em

Projeto de obras para evitar enchentes na Vila Progresso será apresentado em Brasília (DF). (Foto: Prefeitura Guaxupé)

 A apresentação dos relatórios e dos projetos está marcada para acontecer nesta quarta-feira (20), no Ministério do Desenvolvimento Regional Nacional. A pedido do prefeito Jarbinhas, estará presente nesta reunião munido de toda documentação, acompanhando o deputado, o coordenador da Defesa Civil de Guaxupé, Edson Killian. Na semana passada o deputado federal Emidinho Madeira convidou o governo municipal para participar de uma audiência em Brasília com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves, para tratar sobre os alagamentos que acontecem no bairro Vila Progresso.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, este será um momento importante para a busca de recursos que viabilizem a execução dos projetos: “Infelizmente o bairro Vila Progresso foi construído numa área considerada várzea, ou seja, um local onde naturalmente recebe aquele volume de água que a calha do rio não suporta causando os alagamentos. A realidade é uma só, jamais esse bairro poderia ter sido autorizado e construído nesta área. Não a o que fazer para segurar a força da água! Agora, não podemos também deixar os moradores nesta situação de risco. Portanto, aproveitaremos esta reunião com o Secretário Nacional, na companhia do deputado Emidinho, para buscar alternativas, como por exemplo, a desocupação de cerca de 74 imóveis e que estas pessoas recebam novas casas em áreas seguras”, explicou Killian.

 De acordo com Claudinei Vitor, Secretário de Desenvolvimento Social, o coordenador da Defesa Civil estará levando, dentre os documentos solicitados, o decreto de calamidade devido a enchente que ocorreu em janeiro de 2017, além de relatórios fotográficos e outros.

“Mapeamos o bairro e temos todas as casas situadas em área de risco. No último alagamento o deputado Emidinho esteve em Guaxupé e juntamente com ele e alguns vereadores, percorremos o Vila Progresso para que ele pudesse entender a gravidade de toda situação. Ele sensibilizou e conseguiu esta audiência em Brasília. Esperamos que de lá, possamos sair com boas noticiais, principalmente aos moradores que não aguentam mais viver nesta insegurança e risco”, finalizou Claudinei.

Fonte:

Deixe seu comentário