Portal da Cidade Guaxupé

nOTIFICAÇÕES

Novo protocolo da SES prevê exames apenas para casos graves suspeitos de COVID

Informações foram repassadas pela secretária de Saúde e pelo secretário de Governo de Guaxupé durante coletiva na noite de ontem (23).

Publicado em 24/03/2020 às 01:30

Segundo Daniela, novo protocola do Estado é fazer exames somente em casos graves. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais adotou novo protocolo para registrar as notificações e a realização de exames clínicos do Coronavírus. Com a nova medida, somente casos considerados graves e que precisam de internação passarão por exames para COVID-19. A informação foi repassada pela secretária municipal de Saúde de Guaxupé, Daniela Bettelli, e pelo secretário de governo, Artur Gonçalves Filho, durante coletiva de imprensa na noite de ontem (23).

“A recomendação da SES/MG cria um novo protocolo de divulgação. Todos os casos de sintomas leves serão classificados como síndrome gripais, essas pessoas ficarão em isolamento e sai da unidade de saúde com atestado de isolamento de 7 a 14 dias. Quem define é o médico e fazemos o monitoramento. AS pessoas com síndrome respiratória aguda são classificadas como suspeita de Coronavírus, e a partir desse momento de evolução para agravamento, aí sim, se faz a coleta do exame”, explicou Daniela durante a entrevista.

Os 19 casos notificados em Guaxupé até o momento, e que tiveram material coletado ainda aguardam resultado. Segundo a secretária de Saúde, nenhum desses casos é considerado grave.

“Os primeiros casos coletados estão progredindo bem. Guaxupé não tem nenhum caso grave suspeito”, afirmou a secretária de Saúde.

Durante a coletiva, os secretários chamaram a atenção da população para a importância do isolamento social neste período. “O único remédio é o isolamento social. É entendido pelos pesquisadores que a maioria da população vai se contaminar. Nós temos 10 leitos de UTI. Se fala muito de respirador. Mas não é só respirador é um aparato. Precisamos de um número de pessoas internadas pequeno. Temos 10 leitos para atender também infartados e acidentados. Ninguém escolhe enfartar ou sofrer um acidente, mas escolhe ser infectado”, alertou Daniela.

Além de Guaxupé, os 10 leitos de UTI da Santa Casa atende a 9 municípios da região. Por isso casos graves de COVID dessas cidades serão encaminhados para Guaxupé.

“Todo os guaxupeanos que viajaram para o exterior foram triados e não apresentam sintomas até o momento. A partir de agora vamos ter tolerância zero. A prefeitura já tomou medidas. Não é o momento de aglomeração em boteco e bar. A partir de agora vamos fazer condução coercitiva de quem não respeitar a quarentena”, informou Artur.

Vacina contra gripe

Os secretários falaram ainda sobre a falta de vacina para a gripe. No primeiro dia de campanha, 2.600 doses que foram enviadas para o município pela Gerência Regional de Saúde de Alfenas, terminaram em todos os postos de vacinação da cidade. A previsão é que novas doses da vacina sejam enviadas para o município na quarta, ou quinta-feira.

“Em outras cidades, a vacina também acabou. Temos que ressaltar que não é vacina contra o Coronavírus. É primordial a vacinação de idosos. E esse ano não terá o dia D para evitar aglomeração”, ressaltou Daniela.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário