Portal da Cidade Guaxupé

Mar de Lama

Comandante dos Bombeiros retorna para missão em Brumadinho

Tenente Pereira embarcou novamente para a missão de resgate em Brumadinho nesta quarta-feira (27). Na semana passada, Cb. Ribeiro participou da operação.

Publicado em 27/03/2019 às 06:59
Atualizado em

Comandante do Corpo de Bombeiros de Guaxupé retornou para a missão de resgate às vítimas em Brumadinho. (Foto: arquivo pessoal)

O Comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé, Tenente Josué Pereira embarcou novamente para a cidade de Brumadinho, nesta quarta-feira (27). Esta é a segunda vez que o militar atua na operação para resgate das vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. O tenente atuou o local entre os dias 14 e 21 de fevereiro.

Na última segunda-feira (25) o acidente completou dois meses. Até momento foram registrados 212 óbitos e 93 pessoas continuam desaparecidas. O comandante Pereira espera, com sua experiência de campo ampliada por já ter atuado no desastre, contribuir para o alívio daqueles que esperam a oportunidade de pelo menos dar o adeus definitivo a seu parente ou amigo..

Parte difícil


Na semana passada, outro bombeiro militar de Guaxupé atuou na operação. O cabo Alexandre Ribeiro retornou de Brumadinho no último dia 22. 

"A parte mais difícil é conversar com os familiares e amigos que estão o tempo todo por perto e na expectativa de poder ao menos enterrar o seu parente ou amigo. Os dois momentos mais difíceis aconteceram no 3º e 5º dias da missão. No primeiro deles, o operador da retroescavadeira que nos auxiliava nas buscas almoçou conosco, chorando, mal conseguiu comer por causa da dor que sentia. Ele perdeu seu melhor amigo na lama. No outro caso, estávamos realizando buscas próximo ao distrito de Parque das Cachoeiras no 5º dia, quando ouvimos uma garotinha de uns 12 anos dizer para umas pessoas que estavam próximas a ela que o bombeiro podia achar ao menos um pé do seu pai. Isso nos desmorona", afirma o Cabo.

Mas, segundo o militar, situações assim dão forças para continuar a busca. “Por isso, a missão continuará, por isso, fomos os primeiros a chegar e seremos os últimos a ir embora. É por esse funcionário que perdeu o amigo, por essa garotinha (que nem conseguimos chegar perto pois saiu do local antes que eu conseguisse sair da lama para falar com ela) e por todas as pessoas que infelizmente, ainda não puderam dar o adeus final ao seu parente ou amigo que continuaremos muito além dos limites das nossas forças". A missão continua à todo vapor e depois de um breve descanso e rever a família, o Cabo Ribeiro também deve retornar a Brumadinho.


Fonte:

Deixe seu comentário