Portal da Cidade Guaxupé

Coletiva

Autoridades municipais falam sobre a situação do COVID-19 em Guaxupé

Quarentena, abertura do comércio e capacidade de atendimento da Santa Casa foram abordados durante Coletiva de Imprensa no Fórum de Guaxupé.

Publicado em 27/03/2020 às 08:23

Dr. Nilo reforçou que o isolamento social é a maneira mas eficaz de minimizar as mortes pelo COVID-19. (Foto: Reprodução/Facebook)

"Carreata é atividade não lícita", disse promotor Ali Mahmoud. (Foto: Reprodução/Facebook)

Autoridades do executivo, judiciário e da Santa Casa de Guaxupé estiveram reunidas no fim da tarde desta sexta-feira (27), no Fórum de Guaxupé para coletiva de imprensa. Estiveram presentes os Promotores Cláudio Marins e Ali Mahmoud Fayez Ayoub; o secretário de governo, Artur Gonçalves Filho; a secretária de Saúde Daniela Bettelli; a vereadora, e diretora Clínica da Santa Casa, Salma Regina Gallate; e o médico Nilo Sérgio, que faz o atendimento à casos suspeitos de Coronavírus.

Durante a coletiva, as autoridades falaram sobre assuntos que têm sido alvo de debates nas redes sociais: a suspensão da quarentena e reabertura do comércio, bem como o tratamento de pacientes com suspeita da doença.

Internações 

Até o momento, quatro pessoas estão internadas na Santa Casa de Misericórdia com sintomas de COVID-19. Segundo a diretora clínica do hospital, foi coletado material para exames, mas devido número reduzido de laboratórios que estão fazendo o exame e ao alto número de exames coletados, a previsão é de que os resultados fiquem prontos em, no mínimo, seis dias. Com a demora dos exames, as pacientes estão sendo tratadas com o diagnóstico clínicos dos sintomas.

De acordo com Drª. Salma, o perfil dos pacientes mostra que o Coronavírus não atinge apenas idosos. “ São 4 pacientes do sexo feminino, com 23,39,62 e 79 anos”, explicou durante a coletiva. De acordo com Salma, 2 dessas pacientes estão internadas na UTI, porém ainda não apresentaram necessidade de uso de respirador artificial.

“ O vírus não escolhe somente idosos. Tudo o que sabemos sobre esse vírus muda a todo momento”, disse a médica que também informou que é cedo para saber se pessoas que já foram infectadas podem contrair o Novo Coronavírus pela segunda vez.

Sobre a capacidade da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Guaxupé, a médica revelou que a Santa Casa tem 10 leitos de UTI e trabalhando para ampliar a capacidade, uma vez que também atende a outras oito cidades da região.

Sobre a notícia de que uma paciente de Cabo Verde estaria internada na UTI de Guaxupé em estado grave, a médica revelou que a mulher veio para UTI por causa de uma cirurgia no fêmur e está isolada porque o companheiro dela está internado em Poços de Caldas, com sintomas do Novo Coronavírus.

Cloriquina e insumos 

Os médicos foram questionados sobre o uso da Hidroxicloriquina, medicamento que foi apontado por uma pesquisa como paliativo para casos graves. “Providenciamos a compra do Cloriquina, que foi liberada agora (pela Anvisa) para usar”, relatou Salma. A médica alertou sobre os riscos de automedicação da população com o medicamento, que também é usado no tratamento da malária e de doenças autoimunes.

A Santa Casa também vem recebendo doações de empresas, como a Cooxupé, que forneceu macacão impermeável para médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente contra a pandemia.

A enfermaria que recebia pacientes do pós-operatório e obstetrícia foi transformada em uma “Enfermaria do COVID-19” para receber os pacientes com sintomas, mas que não precisam de leito de UTI.

Quarentena 

AS autoridades reforçaram a necessidade do isolamento social para conter o avanço do vírus. “Fique em casa, fique em casa”, foram as primeiras palavras do médico de atenção básica Nilo Sérgio, que tem feito o atendimento aos casos suspeitos da doença no PSF Aviação.

“É muito sério e simples de prevenir: higienização e isolamento social. É uma calamidade que está todo mundo vivendo. Se a população vem à óbito, como tem economia. Sem o isolamento tem o aumento exponencial do vírus e a população vai contaminado cada vez mais e vai chegar ao colapso”, ressaltou o médico de Saúde da Família.

Segundo o secretário de Governo, a suspensão da quarentena em Guaxupé está fora de cogitação. “ Qualquer autoridade tem que ouvir sua equipe técnica. Deve-se ter coerência o que diz o chefe do executivo, em âmbito”, disse o secretário.

De acordo com Artur, a suspensão das aulas foi transformada em férias escolares antecipadas, seguindo o decreto do Estado de Minas Gerais.

COVID-19 x economia 

O assunto economia também foi abordado durante a coletiva. De acordo com Artur, nenhum comércio está proibido de funcionar, desde que se adequem as regras. “A quarentena vai durar o tempo que tem que durar. No papel termina no dia 7, e vai ser reeditada quantas vezes for necessária. Aqueles comércios que não são considerados essenciais podem funcionar como delivery, os comerciantes podem se adequar”, disse o secretário.

Com a divulgação de uma carreata organizada por empresários que quere a reabertura do comércio, o Promotor Ali Mahmoud foi enfático “ A carreata não é atividade lícita”, disse. Como não há condições de proibir a realização no momento em que ele estiver acontecendo, o Ministério Público vai solicitar à Polícia Militar que filme a carreata. “Depois com as imagens, nãos vamos responsabilizar civilmente quem estiver participando. Existe previsão legal e entendemos que a situação neste momento não é adequada.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário