Portal da Cidade Guaxupé

Varíola dos Macacos

Varginha registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Sul de Minas

Caso suspeito foi notificado ontem (29), no mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) confirmou o primeiro caso da doença no estado.

Publicado em 30/06/2022 às 10:21

Varíola dos macacos é menos nociva que a versão humana (Foto: Getty Imagens)

A Secretaria de Estado de Saúde investiga um caso suspeito de varíola dos macacos na cidade de Varginha, a 168 km de Guaxupé. A informações foi divulgada nessa quarta-feira (29). Segundo a Prefeitura de Varginha, trata-se de uma mulher de 57 anos, que esteve recentemente na Europa e foi atendida com sintomas da doença em uma unidade de saúde do município. O material foi colhido e encaminhado para análise na Fundação Ezequiel Dias.

Este foi o primeiro caso suspeito da doença notificado no Sul de Minas. Ontem a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. 

Trata-se de um homem de 33 anos, que chegou da Europa no domingo (26/6). Ele está estável e em isolamento domiciliar em Belo Horizonte. O caso foi notificado em BH na terça-feira (28) e o Ministério da Saúde confirmou a presença do vírus da doença nesta quarta. A investigação constatou que se trata de um caso importado.

Além da infecção comprovada, e da suspeita em Varginha, Minas investiga dois casos suspeitos. Eles foram constatados em moradores de Pará de Minas e Juiz de Fora. Nenhum deles viajou ao exterior, mas vale lembrar que já há a comprovação de transmissão local da varíola dos macacos no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, outros 21 casos foram confirmados no país. Minas Gerais é o quarto estado com pacientes com a varíola dos macacos, que já havia sido diagnosticada em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Causada por um vírus da mesma família da varíola humana, a variação 'monkeypox' é menos nociva à saúde. Os sintomas costumam ser leves e duram apenas cerca de três semanas.

Fonte:

Deixe seu comentário