Portal da Cidade Guaxupé

Outubro Rosa

Secretaria de Saúde promove Papo de Mulher para falar sobre o câncer mama

Evento reuniu mulheres e profissionais de saúde para falar sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.

Publicado em 28/10/2019 às 08:33
Atualizado em

Mastologista Marcelo Jundurian ministra palestra do Papo de Mulher. (Foto: Carol Negrão)

Papo de Mulher debateu o impacto do Câncer de Mama na vida de pacientes. (Foto: Carol Negrão)

Mastologista Marcelo Jundurian ministra palestra do Papo de Mulher. (Foto: Carol Negrão)

Mastologista Marcelo Jundurian ministra palestra do Papo de Mulher. (Foto: Carol Negrão)

O Clube Guaxupé recebeu na tarde da última sexta-feira (25) um grupo de mulheres para debater sobre o prevenção e tratamento do câncer de mama. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Guaxupé. As palestras foram ministradas pelo médico ginecologista e mastologista Marcelo Jundurian; a psicóloga Juliana Gisele; a educadora física Luciene Almeida; e as fisioterapeutas Isabella Melo e Heloísa Naves.

“O que a gente procurou trazer nesse Papo de Mulher é o tamanho do impacto que causa esse momento de descoberta do câncer de mama na vida da pessoa”, explicou a enfermeira Gislaine Salomão, diretora de departamento da Secretaria de Saúde.

Além da roda de conversa, foram arrecadados mais de cem litros de leite entre os associados do Clube Guaxupé que serão doados à Associação Luz da Vida, que presta auxílio à pacientes com câncer em Guaxupé.

Câncer em Guaxupé

Segundo Gislaine, atualmente 24 pacientes com câncer de mama fazem tratamento em Guaxupé. “ Ele atinge essa faixa etária que o ministério da Saúde realiza as mamografias gratuitas. Dos 50 a 60 anos a incidência é maior. Em Guaxupé, atipicamente esse ano houve casos com mulheres mais novas, com menos de 40 anos. Nós temos pouquíssimo exames no SUS para essa faixa etária e por isso uma preocupação maior, com as mulheres que têm risco familiar para câncer de mama e de ovário”, explicou Gislaine.

De acordo com o Mastologista Marcelo Jundurian, a incidência de câncer de mama na faixa etária abaixo dos 40 anos está ligada à genética. “A mulher que possui histórico da doença na família como mãe e irmã, deve começar a fazer os exames preventivos dez anos antes de quando foi descoberto o câncer em parentes”, afirmou o médico.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário