Portal da Cidade Guaxupé

EM GUAXUPÉ

Santa Casa e Secretaria de Saúde realizam mutirão de cirurgias eletivas

Mutirão é realizado em parceria com médicos voluntários da FUPEC e UFMG.

Publicado em 19/02/2024 às 16:41
Atualizado em

(Foto: Google)

(Foto: Google)

Neste sábado (17), ocorreu um mutirão de cirurgias eletivas na Santa Casa de Guaxupé. No total, foram agendadas 42 cirurgias. O mutirão que busca atender a demanda de 108 pacientes na fila de espera, é uma parceria entre o Município de Guaxupé, a Fundação de Pesquisas e Ensino em Cirurgias (FUPEC), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Os pacientes que estão na fila de espera foram contatados e preparados com antecedência, sendo que neste primeiro dia de mutirão, o processo de internações começou a partir das 18h de sexta-feira (16) e as cirurgias programadas para o início da manhã seguinte, sábado (17). Segundo a Secretária de Saúde, serão realizados também mais dois dias de mutirão, um em março e outro em abril, para cumprir com as 108 cirurgias.

"Esse mutirão é composto por médicos cirurgiões da FUPEC e UFMG, três vindos de Belo Horizonte e três de São Paulo, além de outros médicos voluntários que virão prestar serviço na Santa Casa de Guaxupé de maneira voluntária, ou seja, sem receber honorários por isso. Serão cirurgias vesículas, hemorroidas, pedras nos rins e hérnia umbilical. Isso é uma conquista importante para os cidadãos de Guaxupé, pois a gente consegue melhorar a condição de saúde deles e reduz nossa lista de espera. São muitas cirurgias, então essa equipe médica trabalhou inclusive no Corujão, ou seja, foram feitas cirurgias também durante a madrugada” contou o secretário de saúde Adilson de Iório Freitas.

A equipe de Belo Horizonte também trouxe uma Torre de Videolaparoscopia, que é um conjunto de equipamentos que permite a realização de cirurgias em vídeo e através de minúsculas incisões na parede abdominal, sendo minimamente invasivas e com recuperação mais rápida para os pacientes. “A Santa Casa não possui esse equipamento, nós estamos pedindo para emendas parlamentares e para alguns políticos a possibilidade deles enviarem recursos para que a gente possa comprar uma Torre para o hospital de Guaxupé”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Adilson, o planejamento para que esse mutirão acontecesse começou em setembro de 2023, quando a Secretária de Saúde entrou em contato com a coordenadora da FUPEC, Dra. Beatriz Deoti, que também foi a cirurgiã chefe durante os atendimentos da última sexta-feira e sábado.


Fonte:

Deixe seu comentário