Portal da Cidade Guaxupé

Butanvac

Guaxupé fará parte do estudo de fase A da vacina Butanvac

Anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (23) durante coletiva de imprensa com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Publicado em 23/08/2021 às 15:37
Atualizado em

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Guaxupé participará do estudo de fase A da vacina Butanvac, imunizante contra a covid-19 desenvolvido pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (23), no Teatro Municipal Alerte Souza Mendes, e que contou com a presença do presidente do Instituto Dimas Covas, o prefeito Dr. Heber e a secretaria de Saúde, Daniela Betteli. Antes do início do estudo da vacina, o Instituto fará inquérito epidemiológico da população de Guaxupé, já no próximo fim de semana.

"Neste fim de semana será o primeiro inquérito epidemiológico em Guaxupé. Nossa equipe vai visitar as residências e convidamos pessoas para participar. Serão coletadas amostras de swab nasal e antígeno. Com os casos positivos e PCR vamos saber as variantes que circulam na cidade", explicou Covas.

De acordo com a pesquisa, serão visitados 616 domicílios da zona urbana, nos 12 distritos de saúde da cidade, o que representa até 1.600 habitantes de Guaxupé. Todos os moradores da residência poderão ser testados caso desejarem.

Escolha de Guaxupé

Segundo a secretária de Saúde, Daniela Betteli, as tratativas para a cidade participar do estudo partiram do município há dois meses. "Há dois meses o município de Guaxupé encaminhou carta ao Butantan para colocar o município à disposição. Guaxupé entra para o mapa da ciência do nosso país", ressaltou a secretária.

Butanvac

A Butanvac é a primeira vacina desenvolvida contra a covid-19 com produção integral no Brasil. As fases 1 e 2 dos ensaios clínicos da ButanVac serão divididas nas etapas A, B e C. Na etapa A, realizada na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, participarão 418 voluntários que vão receber vacina ou placebo, com objetivo de verificar a segurança do imunizante. Já as etapas B e C terão como objetivo avaliar a resposta imune e envolverão mais de 5 mil voluntários.

Os voluntários de Guaxupé entrariam na Fase A dos testes.

Segundo o presidente do Butantan, aa população guaxupeana que não foi contaminada pela covid e os menores de 30 anos que ainda não foram imunizados poderão participar deste estudo.

Fonte:

Deixe seu comentário