Portal da Cidade Guaxupé

DENGUE

Guaxupé cria núcleo de atendimento para pacientes com sintomas de dengue

Guaxupé registra 490 casos prováveis de dengue até esta sexta-feira (16) e atende exclusivamente os pacientes na UBS Aviação.

Publicado em 16/02/2024 às 15:12
Atualizado em

(Foto: Maysa Cassemiro)

Com 490 casos prováveis de dengue em 2024, a Secretaria de Saúde de Guaxupé criou no dia 05 de fevereiro o “Programa Sentinela”, com um núcleo para o atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue, que acontece na UBS do bairro Jardim Aviação. O mesmo local já foi a Unidade Sentinela durante a pandemia da covid-19.

Os testes rápidos para dengue e a sorologia ( teste por meio de exame de sangue), além de medicação durante o atendimento de pacientes com sintomas mais graves, serão feitos unicamente na Unidade Básica de Saúde Dr Fernando Andrade Coelho, ou “Posto Aviação” como é popularmente conhecido. Esta unidade não atenderá outros casos que não sejam de suspeita de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti .

É necessário que a população adote as medidas de eliminação dos focos do mosquito, já que os casos confirmados são crescentes. Em entrevista ao Portal da Cidade Guaxupé, o secretário de Saúde do município, Adilson de Iório Freitas, falou sobre as ações do município.

Adilson de Iório Freitas

É uma preocupação da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal, do Estado de Minas, da União. Todos nós, neste momento, estamos correndo atrás, porque o ápice desse surto de dengue ainda está por vir. No Carnaval muita gente viajou, muita gente teve contato. A população de risco, que são os idosos e as crianças, ficaram em casa, mas a maioria dos jovens e adultos de média idade viajou ou teve contato e voltou com a possibilidade de trazer esse vírus para cá. Sendo que, a pessoa já com a doença, na presença do mosquito, ao ser picada, o Aedes aegypti fica contaminado e vai picar uma pessoa que está sadia e adoecê-la. A expectativa do Ministério da Saúde é que o “boom” ainda vai acontecer e será no final de março.

Adilson de Iório Freitas

 

O secretário ainda explica qual o processo de atendimento na unidade.

 “A unidade Sentinela foi implantada para atender toda a população que apresenta sintomas leves, os sintomas graves devem ir direto ao Pronto Socorro. Ao chegar no Núcleo, o paciente passa por uma triagem realizada pela enfermeira, que classifica as pessoas conforme o grau de sintomas. Após isto, o paciente é encaminhado a consulta com um dos médicos que irá investigar conforme as informações relatadas pelo paciente qual a conduta posterior, se teste rápido para dengue, se sorologia para dengue, zika, chikungunya ou até mesmo febre amarela (que possui vacina válida por 10 anos). O teste rápido só consegue ser assertivo se for feito no máximo no segundo ou terceiro dia. Se passar disso o teste rápido, ele pode dar um falso negativo ou um falso positivo. Já a sorologia, é feita a partir do quarto dia, variando de caso a caso.”


Atendimento no Posto Aviação

A reportagem do Portal da Cidade Guaxupé esteve no Posto Aviação e acompanhou o movimento na manhã desta sexta-feira (16). O horário de atendimento é das 7h às 16h30, sendo que até às 10h30 cinquenta pessoas já haviam passado por atendimento com um dos três médicos que estavam atendendo na UBS nesta data. E os pacientes que chegaram depois das 10h30 foram orientados a voltarem às 13h para atendimento, pois a equipe médica havia chegado ao limite de vagas de atendimento naquele turno.

Com a grande demanda de atendimento por suspeita de dengue, há pacientes insatisfeitos com as informações prestadas nas Unidades de Saúde “ Estou com dor de cabeça, coriza, dor no corpo, nas juntas, tudo dói. O atendimento é péssimo. Você vai num lugar, eles mandam para outro. Fui ontem à tarde buscar atendimento no Posto da Vila Campanha e disseram que centralizaram o atendimento aqui e era pra vir hoje, mas que era só na parte da manhã. Aí eu vim aqui na parte da manhã, agora é 10h30, mas o atendimento é para a parte da tarde. Não tem outro jeito, tenho que voltar à tarde. Disseram para eu voltar depois das 13h que eles me entendem”, relatou Fábio Ferraz, de 65 anos, morador do bairro Parque do Lago.

Com uma média de 100 pacientes procurando atendimento por dia, ao ser questionado sobre a capacidade de tanto estrutura, quanto de equipe, para atender a demanda da população com suspeita de dengue, o Secretário Adilson respondeu: “A gente começou o trabalho na unidade central, que era uma unidade menor e que o movimento era menor. Então, a partir do momento que nós percebemos que isso já estava aumentando, mudamos para o Aviação. Inclusive, hoje nós estamos com quatro médicos lá atendendo. O espaço realmente é pequeno, mas nós já estamos montando do lado de fora também as tendas, igual fizemos com o Sentinela do Covid. Por enquanto, essa quantidade de médicos atendentes e o espaço é resolutivo. Mas, conforme a coisa for acontecendo e observarmos que é necessário mais, vamos verificar alternativas. Nós fizemos o núcleo para que não se misture os pacientes da dengue com outros casos e que a população também não seja desassistida nas outras doenças. Estamos estudando para que a gente possa sempre levar o melhor atendimento dentro das nossas possibilidades ao paciente”, disse o secretário.


Os sintomas de dengue comumente observados são os seguintes:

  • Início repentino de febre muito alta
  • Forte dor de cabeça geralmente na parte de trás dos olhos
  • Vômito
  • Músculos e articulações tornam-se doloridos
  • Desenvolvimento de erupções cutâneas
  • Fadiga
  • Erupção cutânea
  • Em casos muito graves há sangramento leve


Serviço

Endereço do Posto Aviação: Rua Alameda dos Lírios, 540 - Bairro Jardim Aviação, Guaxupé.

Horário de atendimento: 7h às 16h30


Fonte:

Deixe seu comentário