Portal da Cidade Guaxupé

nA EUROPA

Muzambinhense relata situação da pandemia de COVID-19 na Espanha: “Sinistro”

Bárbara de Carvalho Garcia mora em Barcelona. Governo espanhol decretou Estado de Emergência e 47 milhões de pessoas foram obrigadas a ficar em casa.

Publicado em 18/03/2020 às 22:50
Atualizado em

Espanha tem 13.700 casos de COVID-19. (Foto: Reuters)

A pandemia do Sars-Cov2, o Coronavírus tem deixado cidadãos brasileiros com dúvidas, porém muita gente ainda reluta em atender às determinações das autoridades para permanecer em casa. O mesmo aconteceu na Espanha, segundo país da Europa em número de casos da doença, depois da Itália. Nessa quarta-feira (18), o país da península Ibérica contabilizava 13.700 casos da COVID-19 e 588 mortes. No último fim de semana o governo espanhol decretou “Estado de Emergência” e determinou de 47 milhões de pessoas permaneçam em casa pelos próximos 15 dias.

Dentre esses cidadãos está a servidora pública muzambinhense Bárbara de Carvalho Garcia, que está desde o ano passado em Barcelona fazendo intercâmbio. Ela relatou a situação para o Portal da Cidade Guaxupé. 

“ Quando começou a surgir, todo mundo estava saindo para rua, festa, igual está aí no Brasil. A diferença é que aqui faz frio e aí faz calor. Então aqui é mais difícil para conseguir eliminar o vírus. Por fazer frio o contágio é maior. De início, pela minha percepção, o que dou de conselho é não sair de casa. Tanta que algumas escolas daí já paralisaram. A escola que minha trabalha (em Muzambinho) já está paralisada. As pessoas têm que colocar na cabeça que não é férias. O negócio é sinistro. Vou usar essa palavra porque está sinistro mesmo. Tem muita gente morrendo”, ressalta Bárbara. 

Segundo a sulmineira, a rotina dos espanhóis mudou com o decreto de “Estado de Emergência”, mas algumas pessoas ainda não levaram a sério a situação.  

Aqui na Espanha já está com 14 mil infectados. Tem gente achando que é brincadeira, mas é sério. “Não sair de casa é o mais importante, somente se for necessário. Aqui já está com multa. A última vez eu vi estava de 100 euros a 30 mil euros dependendo da situação que você se encontrar. Então não pode sair na rua. A gente tem 15 dias para ficar dentro de casa, em quarentena, que é por enquanto o tempo que foi estipulado. Não sei se vai aumentar ou não”, revela. 

Segundo Bárbara, para sair de casa, os espanhóis estão adotando novos hábitos.

Bárbara Garcia/ Servidora Pública/ Barcelona

Cuidado

Todo cuidado é pouco: usar luva para sair, usar máscara para sair, usar somente um sapato para sair de casa. Quando chegar em casa deixar na porta e desinfetar o pé. Chegar em casa já tomar banho, já lavar a mão e usa álcool em gel(...) Aqui existem pessoas que acham que é brincadeira. Na casa onde moro as pessoas estão super preocupadas. Estão tomando cuidado, se tiver que sair, só com proteção. Porque aqui tem idoso e um menino com asma e não podem sair porque estão no grupo de risco.

Bárbara Garcia/ Servidora Pública/ Barcelona

 

Perigo ao sair 

Bárbara mora no bairro La Sagrera, em Barcelona, na região da autônoma da Catalunha. Lá somente comércios essenciais como mercados e farmácias estão em funcionamento.

“Está aberto mercado e farmácia, mas mesmo assim com todas as medidas de saúde como precaução: um metro de distância. Em farmácia pequena entra de quatro em quatro pessoas. Não pode entrar mais e lá fora fica fila com um metro de distância de cada pessoa. Todo mundo que sai pra rua sai de luva e de máscara. Está faltando as coisas no mercado. Hoje fui ao mercado porque precisava comprar alimento. Os mercados aqui têm loja de roupas e eletrodoméstico em um único lugar. A parte de roupa e de eletrodoméstico não estão funcionando. Apenas a parte de alimentação. A parte de alimentação mais básica, como arroz, batata, fruta, essa coisas, estão chegando”, explica 

Situação no Brasil 

A servidora orienta a população a seguir as medidas sanitárias propostas pelas autoridades de saúde. “. Senão quiser ficar sem dinheiro, tudo bem, mas vai morrer. O que adianta ter dinheiro e não estar vivo para gastar? Ressaltando, minha dica é “quedarse en casa” (ficar em casa). Parar de achar que é férias. Não é para fazer churrasquinho com os amigos, não é para ir na casa do amiguinho que não vê faz tempo. E para ficar quieto em casa, sossegado, jogar palavra cruzada, fazer o que quiser fazer. Tem que aproveitar que aí tem menos caso que aqui na Espanha. De fechar a porta para esse vírus. E está mais fácil combater aí que começou agora, do que aqui que já está alastrado. A polícia está trabalhando dia e noite, pessoas da área da saúde também. Então não é brincadeira”, orienta.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈  


Fonte:

Deixe seu comentário