Portal da Cidade Guaxupé

cAPACITAÇÃO

Juiz de Muzambinho capacita servidores do TJMG para depoimento especial

O juiz Flávio Schmidt, integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, é pioneiro na aplicação da metodologia em Minas.

Publicado em 17/12/2019 às 02:07

Juiz Flávio Schmit (em pé) é um dos formadores do curso. (Foto: TJMG)

Um grupo de 40 magistrados e servidores participou ontem (16) de mais uma turma do curso Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes, realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A capacitação se destina a magistrados com competência criminal e da infância e juventude e servidores do cargo de técnico judicial, nas especialidades psicólogo e assistente social. A expectativa é prepará-los para a prática da escuta especial de crianças e de adolescentes em situação de violência, seguindo as determinações da Lei 13.431. 

Atuam como formadores o juiz Flávio Umberto Moura Schmidt, da Comarca de Muzambinho (Sul de Minas), e os analistas judiciários da Área de Apoio Especializado em Psicologia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o psicólogo Reginaldo Torres Alves Júnior e a assistente social Márcia Maria Borba Lins da Silva. 

Mudança de postura 

O juiz Flávio Schmidt, integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, é pioneiro na aplicação da metodologia em Minas, a qual utiliza desde 2009. Ele explica que o depoimento especial vai muito além da estruturação do espaço físico. 

“A técnica tem sua relevância sobretudo na mudança de postura da autoridade judiciária, que recebe o apoio de uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e profissionais de outras áreas capacitados em técnicas de entrevista forense”, explicou. 

De acordo com o magistrado, o formato tradicional costuma gerar desconforto e estresse, pois as vítimas precisam repetir os fatos ocorridos nas várias fases da investigação. “Outro fator relevante é que o depoimento especial aumenta a fidedignidade dos relatos dos depoentes”, observa. 

Pesquisas demonstram que, se questionadas de forma inadequada, crianças e adolescentes – assim como adultos – podem relatar situações que não ocorreram, explica o magistrado. Isso ocorre porque podem se sentir constrangidas ou mesmo ter falsas memórias implantadas. 

Formatação aprimorada

A 2ª vice-presidente do Tribunal mineiro e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil, destaca que essa turma do curso de depoimento especial é a 11ª que a escola ministra para magistrados, psicólogos e assistentes sociais. 

“Eles são treinados em conjunto para poder extrair a prova testemunhal, que antes era feita em audiência, de uma forma mais leve, que interfira menos no ânimo das crianças e dos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, afirmou a desembargadora. 

No depoimento especial, o relato dessas crianças e adolescentes é tomado em ambiente acolhedor e amigável, dotado de infraestrutura que garanta privacidade e impeça o contato com o acusado. Tudo é gravado, para que o menor de idade não precise repetir em diferentes ocasiões o que vivenciou ou testemunhou. 

De acordo com a 2ª vice-presidente, embora essa seja a 11ª edição do curso de depoimento especial, é a primeira a contar com uma formatação aprimorada. “Nós nos valemos de um curso ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o trouxemos para Minas, adaptando-o às nossas peculiaridades”, contou. 

O curso, credenciado pela escola nacional, é realizado na modalidade semipresencial. Na modalidade à distância, as atividades aconteceram de 8 de novembro a 11 de dezembro. A etapa presencial, realizada nesta segunda-feira, tem atividades também no turno da tarde. 

Diferenciais 

No método usual, diversas pessoas presenciam o relato da vítima, tornando a situação mais constrangedora para o depoente. Um dos diferenciais do depoimento especial é o fato de que apenas uma pessoa acompanha a fala da criança ou do adolescente. 

Outra diferença é que, no método tradicional, as perguntas dirigidas à vítima ou testemunha são diretas e objetivas, para que as respostas também sigam esse padrão. Além disso, muitas vezes ocorrem debates durante as audiências, e a criança ou o adolescente os presencia, integralmente. 

E, como a maioria dos prédios forenses não foi projetada para que as testemunhas de acusação e defesa aguardem a audiência em ambientes separados, réus e vítimas quase sempre se encontram nos corredores do fórum. 

No depoimento especial, ao contrário, a entrevista é feita por meio de técnicas criadas com base científica e acadêmica. Os relatos são livres, para que a vítima ou testemunha possa contar os fatos com maior fidedignidade. 

Além disso, os depoentes não presenciam discussões que porventura ocorram na sala de audiência, e evita-se que eles encontrem o réu nas dependências do fórum.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário