Portal da Cidade Guaxupé

fISCALIZAÇÃO

Arsae fiscaliza serviço de abastecimento de água em Guaranésia

Agência reguladora fiscalizou serviço da Copasa em Guaranésia e no distrito de Santa Cruz da Prata. Relatório será divulgado hoje (03).

Publicado em 03/09/2020 às 00:55

Arsae fiscalizou o abastecimento de água em Guaranésia e no distrito de Santa Cruz da Prata. (Foto: Reprodução/ TV Sul)

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) publica hoje (03) relatórios de fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água da Copasa prestados no município de Guaranésia/MG. Foram fiscalizados o distrito de Santa Cruz da Prata e a Sede municipal da cidade.

A fiscalização realizada pela Arsae-MG teve o objetivo de verificar o cumprimento do plano de ações elaborado pela Copasa para o correto atendimento da prestação dos serviços, no que tange à regularidade, continuidade, eficiência, segurança, generalidade e atualidade. Os relatórios foram elaborados após análises de informações recebidas pela Arsae-MG encaminhadas pela Copasa-MG. Foram fiscalizados os serviços de atendimento ao usuário, verificadas as análises da qualidade da água para consumo humano, e os desabastecimentos de água no município. 

Os resultados apontaram que no período de maior incidência de reclamações de desabastecimento de água na sede municipal, aconteceram rompimentos da rede de distribuição, além de problemas com equipamentos eletromecânicos com recalque para o setor alto da cidade (área onde houve maior número de reclamações). A Copasa informou que foram tomadas providencias para solucionar os problemas na região, o que de fato, é sinalizado pela redução considerável nas reclamações nos meses posteriores. 

Destaca-se como ponto positivo que os relatórios de inspeção dos reservatórios da cidade mostraram que as condições desses se encontram adequadas. Além disso, destaca-se que não foram registradas reclamações de desabastecimento de água no distrito de Santa Cruz da Prata. A Arsae destaca ainda que é de fundamental importância que a população se utilize dos canais oficiais da Copasa e da Arsae-MG para formalizarem reclamações sobre o desabastecimento no município.É por meio das reclamações registradas que o prestador de serviços, a prefeitura e demais entidades envolvidas podem desenvolver trabalhos para melhoria de pontos que porventura venham estar apresentando problemas. 

A Arsae-MG recomendou ao prestador adotar medidas para aumentar a eficiência do sistema, diminuindo o índice de perdas na sede do município; assim como recomendou a Copasa a avaliar a eficiência dos hidrômetros utilizados no sistema, realizando a substituição desses, caso necessário. 

Os relatórios completos seguemanexos e estão disponíveis no site www.arsae.mg.gov.br. Os documentos foram enviados para a Prefeitura e Câmara Municipal, para ciência e acompanhamento; e para o prestador, a fim de que se corrijam os pontos abordados nos itens constatações e não conformidades. 

Arsae-MG 

A Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) é uma autarquia de regime especial criada pela Lei Estadual nº18.309/2009 com autonomia de decisão e de gestão administrativa, financeira, técnica e patrimonial. É responsável por regular e fiscalizar os serviços de água e de esgoto prestados pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), pela Copanor (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais)e pelas autarquias municipais de Itabira e Passos. 

A Arsae-MG fiscaliza o cumprimento pelas concessionárias, pelos usuários e pelas prefeituras das normas traçadas para a prestação dos serviços, zelando pela observância dos direitos, deveres e obrigações das três partes. A Arsae-MG trabalha em prol da melhoria contínua do atendimento e da qualidade dos serviços de água e esgoto nos municípios que estão sob sua responsabilidade de regulação.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário