Portal da Cidade Guaxupé

Greve

Professores do Poli e Ginásio aderem à greve nesta terça-feira (11)

Categoria quer reajuste salarial, o fim do parcelamento do salário e o pagamento do 13º de quem não recebeu; greve é por tempo indeterminado.

Publicado em 11/02/2020 às 07:29

Aulas no Polivalente estão paralisadas. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

As aulas na rede estadual de ensino começaram ontem (10), mas professores de Minas Gerais iniciaram greve nesta terça-feira (11) em todo o estado. Em Guaxupé, os professores da Escola Estadual Dr. André Cortez Granero (Polivalente) e da Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro (Ginásio) aderiram ao movimento, que é por tempo indeterminado.

Os professores exigem que o governo de MG cumpra a Emenda Constitucional Estadual nº 97/18 e a Lei Estadual nº 21.710/15 que estabelecem o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na rede estadual de Minas. Além disso, os educadores mineiros têm sofrido com o parcelamento dos salários, enquanto outras categorias recebem em dia e em parcela única, relegando a Educação a um segundo escalão. Os professores também cobram do governo mineiro a destinação mínima de 25% da receita corrente líquida do estado para a educação. Atualmente, o governo destinada 17%, abaixo do previsto em lei.

Cerca de 20% dos servidores da educação ainda não recebeu o 13º de 2019. De acordo com o Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais), a decisão foi tomada após as tentativas de negociação com o governo que não foram acordadas. Os professores reivindicam um reajuste salarial de 12,84%, o fim do parcelamento do salário e o pagamento do 13° de 2019 para quem ainda não recebeu. Ainda segundo o Sind-UTE, a greve é por tempo indeterminado.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais disse respeitar o direito de greve dos servidores e que tem mantido um diálogo franco e aberto com os representantes sindicais. Ainda de acordo com a pasta, até o momento 70% dos servidores da Educação receberam o 13º salário integral e que para concluir o pagamento e também pôr fim ao parcelamento de salários por seis meses, o Governo do Estado conta com a operação financeira do nióbio.

Ainda de acordo com a secretaria, a remuneração inicial na rede estadual é de R$ 2.135,64 para a carga horária vigente de 24 horas semanais. Considerando a proporcionalidade sobre o valor do vencimento básico, equivale a R$ 3.304,23 para uma jornada de 40 horas, atendendo à legislação nacional.

*Com informações de R7. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário