Portal da Cidade Guaxupé

Parlamento

Guaxupeano é eleito representante mineiro do Parlamento Juvenil do Mercosul

João Paulo Balbino ficou em primeiro lugar na eleição. Estudante desenvolveu o projeto " Alô Direção" para melhorar diálogo entre alunos e escola.

Publicado em 12/12/2018 às 08:37

Estudante João Paulo Balbino foi eleito com 171 votos válidos para ser o representante mineiro do PJM. (Foto: IFSULDEMINAS)

O guaxupeano João Paulo Balbino da Silva, 17, foi eleito representante do Parlamento Juvenil do Mercosul. O resultado foi divulgado na última segunda-feira. O do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho  teve 171 votos válidos e ficou em primeiro lugar no estado de Minas Gerais. Os candidatos Maria Antônia Souza Gomes, de  São Lourenço  , recebeu 133 válidos e Pedro Octávio Dias Pereira, de Uberlândia, obteve quatro votos.

A escolha dos candidatos foi feita por alunos  do ensino médio com idades entre 14 e 18 anos, entre os dias 26 e 30 de novembro. 

João Paulo foi selecionado com o projeto " Alô Direção", uma que pretende mudar a comunicação entre discente e gestão escolar por meio do desenvolvimento e execução de um aplicativo gratuito para dispositivos móveis, cuja finalidade é a comunicação simples e direta entre alunos e a equipe gestora de cada escola.

Parlamento

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O PJM busca dar voz aos jovens, habilitando-os como participantes ativos nos grupos e nas comunidades das quais fazem parte, vislumbrando a necessidade de se envolverem ativamente na esfera pública, exercendo seus direitos e pleiteando sua participação na tomada de decisões coletivas.

O principal propósito do PJM é promover e fortalecer a identidade da juventude do MERCOSUL, tornando-os cidadãos conscientes dos problemas da região.

Nesse processo, os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para proposição de soluções para problemas comuns.

Estudantes de escolas públicas que estejam matriculados e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede estadual ou federal.

A seleção para o PJM ocorre a cada dois anos e para participar o jovem deve ficar atento ao edital de convocação que é publicado neste portal, no site do PJM e nas redes sociais do MEC.

Fonte:

Deixe seu comentário