Portal da Cidade Guaxupé

EM GUARANÉSIA

Documentário "João Madeira: 63 Anos de Fotografia" destaca legado de um mestre

Documentário homenageia João Teodoro Madeira e apresenta as transformações da cidade e sua população durante as décadas.

Publicado em 13/03/2024 às 19:17

João Madeira, (91 anos) no seu estúdio da Foto King em Guaranésia. (Foto: Marcos Davi)

Um olhar sensível sobre seis décadas de história local ganhará vida no documentário "João Madeira: 63 Anos de Fotografia". O projeto, aprovado pela Lei Paulo Gustavo/2023 em Guaranésia, mergulha na vida e na obra do popular fotógrafo que eternizou momentos marcantes da cidade de Guaranésia, MG, ao longo dos anos. Mostra as transformações da cidade, dos costumes da moda, as festas, casamentos, o esporte, a política, eventos escolares dentre outras memórias.

O filme, produzido pelo Coletivo Guaranésia Memórias, tem como objetivo não apenas homenagear o trabalho do Sr. João Teodoro Madeira, fotógrafo e alfaiate, mas também resgatar memórias e celebrar a identidade cultural da região. Desde retratos 3 x 4 de cidadãos comuns até eventos sociais, culturais e históricos, cada imagem capturada por Madeira conta uma história única, refletindo a alma e a essência da cidade.

Com depoimentos emocionantes, o documentário oferecerá uma visão abrangente da vida e da carreira do fotógrafo conforme comenta sua filha Cláudia Madeira que também participa da produção: 

“A dedicação incansável de meu pai em documentar a vida cotidiana e os momentos importantes da comunidade guaranesiana traz um legado importante para a história da cidade”. 


João Madeira (91 anos) com sua câmera analógica Zeiss Ikon. (Foto: Marcos Davi).

"João Madeira é mais do que um fotógrafo; ele é um cronista visual de nossa história", destaca o historiador Marcos David, membro do Coletivo Guaranésia Memórias e roteirista do filme.

"Este documentário é uma homenagem merecida a um mestre que dedicou sua vida a capturar a essência de nossa cidade e de nosso povo”, comenta o diretor prof. Ivan Soares, também membro do Coletivo.

Previsto para ser lançado ainda este ano, o documentário "João Madeira: 63 Anos de Fotografia" oferecerá uma jornada nostálgica pelo passado de Guaranésia e uma reflexão sobre a importância da preservação da memória coletiva.

Após o lançamento, o filme também estará disponível nas plataformas digitais e na Casa da Memória de Guaranésia.

Fonte:

Deixe seu comentário