Portal da Cidade Guaxupé

INDUSTRIA CULTURAL

Memorabilia Filmes & Produções Culturais integra delegação brasileira no Micsul

Promovendo o intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de 10 países.

Publicado em 19/04/2024 às 12:20

Eudaldo Monção Jr. (Canô) e Carolina Arredondo Marzán (Ministra das Culturas, Artes e do Patrimônio do Chile), no Museu Nacional de Belas Artes, durante o MICSUL em Santiago do Chile. (Foto: Mario Ruiz / Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio)

A empresa audiovisual Memorabilia Filmes & Produções Culturais, atuante em Guaxupé (MG), integra a delegação de brasileiros convidada pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), para participação no Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL). A OEI valoriza a oportunidade de contribuir com o MICSUL, um evento que contribui de forma positiva para a cooperação cultural, a troca e a reciprocidade dentro do espaço cultural ibero-americano, agindo como um catalisador para o conhecimento mútuo, a troca e o fortalecimento das indústrias culturais e criativas entre os países ibero-americanos.

Memorabilia Filmes e Produções Culturais, representado por Eudaldo Monção Jr (Canô), atua como programador cultural do setor do audiovisual, patrimônio, artesanato, artes visuais, e artes integradas e busca através das rodadas de negócios do evento, proporcionar o intercâmbio de projetos internacionais, para que possam ser executados em Guaxupé e em outras cidades brasileiras, através da programação de filmes de curtas-metragens, em diversos espaços culturais e televisões públicas do país, além de buscar em outras linguagens artísticas, a possibilidade de atrair projetos, através do intercâmbio e da cooperação cultural de agentes de fora da região.

O MICSUL é um espaço para a troca de produtos e serviços culturais da América do Sul, onde se realizam rodadas de negócios, são disponibilizados estandes, realizam-se showcases, desfiles e seminários voltados para a integração comercial das nações sul-americanas. Além disso, em sua dimensão de feira, conta com a participação de delegações de compradores e vendedores do setor, incluindo compradores internacionais


Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes & Produções Culturais) e Lydia Arruda (Líria Cultural), no Museu de Arte Contemporânea de Santiago, durante a abertura do MICSUL 2024. (Foto: Divulgação)

Outro empreendimento cultural atuante em Guaxupé, que também integra a delegação de brasileiros participantes do MICSUL 2024 é a Tulha Cultural, um espaço voltado à valorização da memória cultural, ao fomento das tradições, à pesquisa do acontecimento artístico contemporâneo no espaço rural como forma de sensibilização ecológica junto à biodiversidade. Dentro da Tulha Cultural surge o coletivo cênico (Mamulengo Flor do Cafezal), que desenvolve espetáculos do gênero de formas animadas. Tanto a Tulha Cultural quanto o coletivo Mamulengo Flor do Cafezal estão representados no MICSUL por sua produtora Líria Cultural, através da agente cultural Lydia Arruda.


Abertura do MICSUL 2024 no Museu de Arte Contemporânea de Santiago (Fotografia: Mario Ruiz / Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio).

Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Esta experiência e as políticas derivadas dela serviram de modelo para consolidar um ecossistema cultural que transcende fronteiras e encontra um espaço regional nos mercados nacionais que se desenvolveram nos últimos anos, como o Mercado Chile Economias Criativas (CHEC), o Mercado de Indústrias Criativas e Culturais do Uruguai (MICUY), o Mercado de Indústrias Criativas Argentinas (MICA) e o Mercado das Indústrias Culturais do Brasil (MicBR).


Fonte:

Deixe seu comentário