Portal da Cidade Guaxupé

Em Guaxupé

Prefeitura inicia processo de identificação de andarilhos em parceria com a PM

Três moradores de rua identificados estavam com mandados de prisão em aberto. As abordagens serão intensificadas nos próximos dias.

Publicado em 15/03/2019 às 02:35

Ações de identificação será intensificadas nos próximos dias. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

A Prefeitura de Guaxupé, em parceria com a Polícia Militar, iniciou um trabalho para identificar os andarilhos que se encontram em vários pontos da cidade, principalmente pedindo dinheiro nos semáforos. Muitos, inclusive, estão invadindo casas abandonadas para servir de abrigo e consumo de drogas. Uma equipe foi mobilizada e está nas ruas fazendo as abordagens e identificando estes pedintes desde o início desta semana.

Além da abordagem em praças e vias públicas, a equipe está fazendo um levantamento de casas abandonadas, servindo de abrigo para esses andarilhos. Os proprietários serão notificados para providenciar o fechamento do imóvel, impedindo o acesso e permanência destas pessoas. Por se tratar de questão de segurança pública, já que alguns são usuários de drogas e foragidos da Justiça, o fechamento do imóvel deverá ser de imediato. Caso contrário, segundo consta na lei, o imóvel poderá ser desapropriado pelo Poder Público, o qual ficará responsável pela destinação social.

Quando realizada a abordagem, a equipe oferece a estas pessoas o encaminhamento para uma casa de passagem, onde poderá se alimentar, fazer sua higiene pessoal e pernoitar.

Outro serviço oferecido ao andarilho para que o mesmo possa sair da situação de rua é o transporte para a cidade de origem ou até mesmo a sua permanência em uma casa de acolhimento, onde terá todo o tratamento necessário.

Caso haja resistência por parte do andarilho e ele seja identificado como usuário de drogas,  poderá ser internado de forma compulsória, ou seja, contra sua vontade, para que faça o tratamento adequado de saúde.

Para o sucesso do trabalho, a Defesa Civil e a Polícia Militar solicitam a conscientização da população de modo a não fomentar a permanência destas pessoas na rua, quando da doação de dinheiro, que muitas vezes é utilizado para a compra de drogas e até mesmo de armas.

É importante que a equipe seja acionada através dos telefones 153 ou 190. A Polícia Militar solicita, ainda, que qualquer imóvel que esteja invadido e com a permanência de andarilhos, que seja imediatamente informado através do 190 para as providências cabíveis de desocupação e encaminhamento para um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Fonte:

Deixe seu comentário