Portal da Cidade Guaxupé

Filhas de Jó

Guaxupeana faz balanço como representante mineira no Miss "Filhas de Jó"

Cecília de Oliveira Silva tem 17 anos e representou MG representou Minas Gerais com Miss da ordem paramaçônica.

Publicado em 28/06/2022 às 20:25

Cecília de Oliveira Silva foi Miss Filha de Jó Minas Gerais. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Cecília faz parte do Bethel Lírios da Redenção. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Na última sexta-feira (24) a jovem guaxupeana Cecília de Oliveira Silva, de 17 anos, passou as responsabilidades de Miss Filha de Jó do estado de Minas Gerais para uma nova irmã. Cecília representou estado entre julho 2021 a junho deste ano. A jovem, filha de Rodinei e Érica, está na ordem ligada à maçonaria há seis anos.

Neste concurso, vários atributos são julgados. "Tem prova escrita sobre o ritual, tem uma prova oral que a gente conta a história de Jó de acordo com o texto para os jurados sem errar nenhuma palavra. Você soma dos pontos, e se fez mais pontos você é escolhida. É uma representante para cada cidade e ter representado Minas Gerais um sonho", explicou Cecília ao Portal, ressaltando que o quesito beleza nem mesmo é avaliado, diferente dos concursos tradicionais de miss.

A jovem participa do Bethel Lírios da Redenção em Guaxupé, que hoje conta com 35 jovens com idades entre 10 e 20 anos.

Na semana passada a nova Miss Filha de Jó MG foi anunciada, trata-se de Mariana Costa, da cidade de Januária.

Ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, a ordem Filhas de Jó é ligada à maçonaria assim como os Demolay, Ordem Arco-Íris e Ação Paramaçônica Juvenil (APJ).

Entre as ações desenvolvidas com os jovens está a transmissão de valores. "Aprendemos a falar em público, respeito, postura a honrar os pais, filantropia através de ações em creches e asilos", explicou Cecília.

Para participar da ordem a jovem precisa entrar em contato com uma das integrantes para ser convidada e apadrinhada por um "tio ou tia", como são chamados os pais das filhas de Jó, ou por uma menina mais velha com mais de 20, que fazia parte da ordem. Em Guaxupé as reuniões são quinzenais.

Filhas de Jó

O termo "filhas de Jó" vem da bíblia. A Ordem baseia-se nos ensinamentos sobre a vida de Jó, sua paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. O nome refere-se às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuck (triunfo da fé).

"Em toda a terra não existiu mulheres tão justas como as Filhas de Jó e isso que trazemos, queremos ser justas", ressalta Cecília.

Fonte:

Deixe seu comentário