Portal da Cidade Guaxupé

Peregrinação

Guaxupé recebe relíquia do Beato Frederico Ozanam

Relíquia chega à cidade na manhã desta terça-feira (17) e fará peregrinação em toda a região.

Publicado em 17/09/2019 às 07:33
Atualizado em

Relíquia do Beato Frederico Ozanam (Foto: Reprodução/ SSVP)

Logo mais, às 11h30, chega à Guaxupé a Relíquia do Beato Frederico Ozanam, co-fundador da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade de administra o Lar São Vicente e a Vila Frederico Ozanam, em Guaxupé.

A relíquia consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o beato usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana.

Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias. Uma delas foi doada ao CNB no ano de 2017, durante a posse do presidente Cristian Reis da Luz e diretoria. E é ela que peregrinará pelo país.

A relíquia foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam. A estatueta é envolta a uma cúpula de vidro. O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração.

Programação

A relíquia vai ser recepcionada no Trevo do Japy e em seguida fará peregrinação nas principais vias da cidade, passando pela Avenida Conde Ribeiro do Vale, Avenida Inconfidentes, Avenida Dona Floriana Avenida Presidente Tancredo Neves, Praça do Santa Cruz, Avenida Felipe Elias Zeitune, Rua José Augusto Ribeiro do Vale e Rua Jesuíno Costa Monteiro, onde será depositada na Capela do Lar São Vicente.

Às 16h, a relíquia será levada em peregrinação para o Lar São Vicente de Paulo em Monte Santo de Minas, e retorna à Guaxupé às 20h, quando ficará exposta para os fiéis, na Vila Frederico Ozanam.

Confira a programação completa abaixo:

Terça-feira (17/09)

21h- Exposição da relíquia na Vila Frederico Ozanam, no bairro Parque das Orquídeas até às 08h da quarta-feira (18).

Quarta-feira (18/09)

08h- Peregrinação para o Lar São Vicente de Paulo em São Pedro da União.

12h- Peregrinação para o Asilo São Vicente de Paulo em Bom Jesus da Penha

14h30- Peregrinação para o Asilo São Vicente de Paulo em Muzambinho

19h- Missa na Igreja Matriz de Muzambinho

Quinta-feira (19/09)

08h- Peregrinação para o Lar dos Idosos Imaculada Conceição de Monte Belo.

12h- Peregrinação para o Lar São Vicente de Paulo de Nova Resende

18h30- Veneração da Relíquia e adoração ao Santíssimo na Igreja São José Operário, em Guaxupé.

19h- Missa na Igreja São José Operário

Sexta-feira (20/09)

08h30-Terço e despedida da Relíquia na sede do Conselho Central da SSVP, em Guaxupé- Rua Calixto José de Carvalho, n° 88, Centro.

09h30- Saída de relíquia com destino à Poços de Caldas.

Frederico Ozanam


Reprodução: SSVP

“Gostaria de abraçar o mundo numa rede de caridade”, está é fase mais célebre do beato Antônio Frederico Ozanam, co-fundador da Sociedade São Vicente de Paulo, em Paris em 1833.

Francês, nascido em Milão, Ozanam contribuiu para a renovação da Doutrina Social Cristã. Resolutamente aberto ao humanismo e ao universal, concebeu a SSVP como uma rede mundial de caridade, inseparável do ideal da justiça.

Foi feito beatificado pela Igreja Católica, pelo papa João Paulo II, em cerimônia solene realizada em Paris a 22 de Agosto de 1997.

*Com informações de SSVP.

Fonte:

Deixe seu comentário