Portal da Cidade Guaxupé

Taxa de esgoto

Francis e Zettinho pedem à ARSAE investigação sobre tarifa de coleta de esgoto

Desde o dia 25 de junho de 2019, Agência Reguladora permite máximo de 31,25% de tarifa de Coleta de Esgoto, mas Copasa tem cobrado acima do limite.

Publicado em 29/09/2019 às 22:39

O deputado estadual Cleitinho Azevedo, o vereador Zettinho, o diretor da Arsae Antônio Claret e o vereador Francis em após reunião em BH. (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Os vereadores Francis Osmar da Silva e Donizette Luciano dos Santos devem enviar à Arsae nesta segunda-feira (30), provas de que a Copasa não tem cumprido a cobrança máxima da tarifa de Coleta de Esgoto Dinâmico. Desde 25 de junho, a porcentagem máxima da tarifa permitida pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae) é de 31,25% para coleta de Esgoto Dinâmico e de 97,5% para coleta e tratamento de esgoto, de acordo com a Resolução 127.

Os vereadores de Guaxupé estiveram na última quinta-feira (26) em Belo Horizonte onde reuniram-se com o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) e o diretor da Arsae Antônio Claret de Oliveira Júnior, para debater o assunto.

“Hoje a Copasa pode cobrar até 31% do valor de coleta de esgoto dinâmico. Várias contas que a gente pegou, de vários cidadãos de Guaxupé, de diversos bairros diferentes, vêm cobrando um pouco a mais. Tem conta que é 38%, outras que vem 40%, 42%. Eu e o Francis vamos mandar relatório nesta segunda-feira (30) com as fotos as contas, pedindo que ele investigue a Copasa para saber se isso acontece de fato. Se for constatada a irregularidade da Copasa, que a ela está cobrando mais de 31%, ela tem que ressarcir os moradores e pode até ser multada”, explicou Zettinho ao Portal da Cidade Guaxupé.

 “ Além de nós, foram representantes das cidades de Alfenas e Mutum nesta mesma reunião na ARSAE. As três cidades com uma demanda diferente, mas segundo o diretor da ARSAE a reivindicação de Guaxupé é possível de ser atendida”, disse o vereador Francis.

O ser questionado sobre a exclusão total da tarifa de esgoto, o vereador explicou: “ “Essa cobrança não tem jeito, tem que pagar. Mas o recomendado é a Copasa cobrar 31%, estando ela tratando ou não, 31% pode ser cobrado. Essa tarifa vem sendo abaixada a cada ano. No ano passado foi de 37% e esse ano baixou para 31%. O Antônio (Claret) está disposto a fazer de tudo para reverter o que foi cobrado indevidamente”, justificou Francis.

Os vereadores ainda explicam que somente o executivo pode pedir a quebra de contrato com a Copasa. “ Nem o Cleitinho, como deputado, e nem nós como vereadores temos condições de tirar essa taxa, mas esse desconto é uma coisa possível. Tanto que a gente foi à sede da ARSAE, conversamos com o diretor da Arsae que é o órgão que fiscaliza a Copasa”, ressaltou Zettinho.

Fonte:

Deixe seu comentário