Portal da Cidade Guaxupé

EM GUAXUPÉ

Engenheiros da Prefeitura vistoriam prédio da Câmara para obras de revitalização

"Palácio da Justiça Dr. Antônio Costa Monteiro Netto" deve passar por revitalização com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico.

Publicado em 21/03/2024 às 14:02

(Foto: Câmara de Guaxupé)

Engenheiros da Prefeitura de Guaxupé realizaram nesta semana vistoria no prédio da Câmara Municipal para início das obras de revitalização do Palácio da Justiça. A construção histórica tem 96 anos de existência e deve passar por intervenção para retomar as linhas originais do prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico do município desde 2001.

A diretora de Desenvolvimento Urbano, Denise Fátima Mariano dos Santos Souza, e o coordenador de Projetos e acompanhamento das Obras da Prefeitura de Guaxupé, Elvis Héliton de Melo Lima, foram acompanhados pelo presidente da Câmara, Danilo Martins, e pelo assessor da Presidência Benedito Resende Neto.

Os profissionais vistoriaram estruturas que deverão ser demolidas e áreas que devem receber novas estruturas.

Essa vistoria é basicamente para avaliar a situação do prédio e os projetos que já foram desenvolvidos pelo escritório do Brasil Arquitetura. A gente está avaliando quais as alterações que a gente precisa fazer no prédio existente para viabilizar a demolição do fundo e alterar os usos que estão ali no fundo”, explicou Denise.

De acordo com a engenheira, uma obra em um prédio histórico necessita de maior cuidado. “Qualquer intervenção que a gente fizer no prédio, é uma estrutura muito antiga, a gente não sabe como foi feito. Tudo isso tem que ser feito com muito zelo e parcialmente. Cada parede que for demolida a gente tem que ir, estudar como estão os apoios, como está essa estrutura para depois poder executar o serviço”, ressaltou.

O Palácio da Justiça é um projeto arquitetônico neoclássico e foi construído no final da década de 1920 pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para abrigar o Poder Judiciário. Foi inaugurado em 1928. É um dos principais cartões-postais da cidade.

O Palácio da Justiça foi sede do Poder Judiciário até 2007, com a transferência do Fórum para o novo prédio na Av. Anníbal Ribeiro do Valle. O prédio ficou abandonado até que a Prefeitura, entre 2010 e 2011, juntamente com a Câmara e o Conselho do Patrimônio Histórico, reformaram o edifício para receber as instalações do Poder Legislativo.

O Palácio da Justiça é sede da Câmara Municipal de Guaxupé desde dezembro de 2011.

Por se tratar de bem tombado, a revitalização será realizada com recursos do Fundo do Patrimônio Histórico.

Fonte:

Deixe seu comentário