Portal da Cidade Guaxupé

Luta COVID-19

Empresária mantém produção de álcool em gel mesmo com prejuízo

Farmácia Fórmula Certa recebeu fiscalização do PROCON Guaxupé, que verificou que preço de venda do produto ao consumidor tem dado prejuízo à empresa.

Publicado em 22/03/2020 às 02:10
Atualizado em

Farmácia de manipulação vende álcool em gel mais barato que o preço de custo. (Foto: Divulgação)

Com o crescente aumento das buscas pelo álcool em gel, empresas tentam manter o fornecimento do produto aos consumidores. Em Guaxupé, uma dessas empresas é a Farmácia de Manipulação Fórmula Certa. A empresa, que completou 18 anos de mercado na última semana, foi alvo de calúnias nas redes sociais sobre o valor de venda do álcool em gel. Para mostrar transparência, a empresa solicitou a fiscalização do PROCON Guaxupé.

“Nós comparecemos e conversamos com a empresária, que mostrou todas as notas de composição do produto. Porque o produto manipulado, que é a chamada farmácia magistral, ela difere do produto que é vendido em fábrica em larga escala. Porque ele é feito de forma artesanal”, explicou a coordenadora do PROCON de Guaxupé, Maria Amélia Chueiri, ao Portal da Cidade.

Durante a fiscalização do PROCON, foi constatado que a produção do álcool em gel pela Fórmula Certa está dando prejuízo para a empresa.

“Para você fazer 100ml é uma quantidade, 250ml é uma outra quantidade e um litro, outra quantidade de produto. Como as farmácias de manipulação são microempresas, elas acabam comprando em menor escala, tanto as matérias-primas, quanto as embalagens. Então o PROCON identificou que somente o frasco com o bico aplicador, mais o rótulo, acaba custando mais de cinco reais. Com os componentes da fórmula inserido no produto para 250 ml, o preço chegava a R$12,22, sem contar os impostos que a farmácia tem que recolher, e sem computar a entrega que a farmácia paga e que não era computado. Vendido à R$15, o preço de custo passava disso. Todas a notas de compra atuais foram arquivadas no PROCON e chegamos à conclusão de que não tinha abuso. É diferente a composição de um produto artesanal de um produto feito em larga escala, em fábrica”, salienta Maria Amélia.

Apesar do prejuízo com a produção, a empresa deve continuar a produzir o álcool em gel.

 “Muitas vezes cheguei a me questionar até que ponto compensa ajudar e se não seria, o melhor a fazer, ficar de braços cruzados para não passar por isso. Aí vejo que tenho um propósito maior, fiz um juramento na faculdade de ajudar o próximo, respiro fundo e mergulho no serviço”, afirmou a empresária Letícia Teixeira dos Santos, proprietária da Farmácia Fórmula Certa ao site Correio Sudoeste.

No início da crise do COVID-19 no Brasil, a Farmácia Fórmula Certa foi pioneira na cidade em produzir álcool em gel para distribuir em entidades assistenciais da cidade de forma gratuita, além de máscaras. Entidades como Vila Vicentina, Lar São Vicente, Casa da Criança, Bom Pastor e APAE foram algumas das entidades que receberam kits para proteger colaboradores e assistidos.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário