Portal da Cidade Guaxupé

YELLOW RIBBON

Bombeiros de Guaxupé ministram palestra durante o Setembro Amarelo

Mês de conscientização e combate ao suicídio surgiu em 1994 nos EUA e abriu o debate sobre a prevenção e apoio.

Publicado em 18/09/2019 às 06:56
Atualizado em

Sargento Dávila ministra palestra sobre o Setembro Amarelo. (Foto: CBMMG)

Bombeiros do 4º Pelotão iniciaram a semana com palestras preventivas ao suicídio e depressão para alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Dona Queridinha. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé

“Apesar de ser o dia 10 de setembro o dia escolhido para ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, precisamos estar atentos o tempo todo aos sinais de angústia, medo, isolamento, desânimo, tristeza, abatimento, dentre outros, que se manifestam em nós e nas pessoas que estão à nossa volta”, explicou o Sargento André D’Ávila.

Ainda segundo os bombeiros uma importante linha de apoio à essa questão é o Centro de Valorização à Vida (C.V.V). “ Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para o telefone 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita e será atendido por um voluntário, com respeito, anonimato e que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito. Os voluntários do C.V.V são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional”, informou o sargento aos alunos.

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado outras atividades em suas Unidades de Saúde, bem como no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) voltadas ao Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio.

"Aqui no PSF do Carloni, na Unidade 02, sempre trabalhamos não somente a saúde curativa, mas também a preventiva. Fizemos um ofício, convidamos os bombeiros e ficamos muito felizes por eles terem nos atendido e ido dar esta importante palestra sobre suicídio e depressão na Escola Dona Queridinha", falou Thais Siqueira, enfermeira responsável pela Equipe de Saúde da Famíia da Unidade Carloni. 

  “São ações como essa que estamos estendendo para nossas Unidades de Saúde, escolas e também no CAPS. A depressão é bastante perigosa e quando profunda, pode levar a pessoa a cometer o suicídio. Por isso conversamos, orientamos e damos todo o apoio que ela precisa para, vamos dizer, se reerguer e voltar à rotina de vida”, disse Daniela Bettelli, Secretária Municipal de Saúde.

Segunda causa de mortes

O suicídio é a segunda causa de mortes de jovens com idades entre 15 e 24 anos, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), depois dos acidentes de trânsito. Ainda de acordo com a entidade, uma pessoa tira a própria vida a cada quatro segundos em todo o mundo.

No Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio em 2016, segundo a OMS. A grande maioria (10.203), entre homens. A tendência se repete em nível mundial. A taxa de homens que tiram a própria vida é quase o dobro das mulheres: 13,7 por 100.000 entre eles e 7,5% por 100.000 entre elas. Os únicos países nos quais a taxa de suicídio entre mulheres é maior que a dos homens são Bangladesh, China, Lesoto, Marrocos e Myanmar

Mustang

A campanha Yellow Ribbon (“Fita Amarela, em tradução literal) começou em 1994, fundada por familiares e amigos do adolescente Mike Emme, 17 anos.

Mike era um apaixonado por carros e restaurou um Ford Mustang 1968 e o pintou de amarelo brilhante. O jovem foi vítima de suicídio e após seu enterro, amigos e parentes entregaram cartões com fitas amarelas com a seguinte mensagem:

“Este cartão carrega a mensagem de que existem pessoas que se importam e que podem ajudar. Se você está precisando e não sabe como pedir ajuda, entregue este cartão para um terapeuta, médico, professor, amigo ou parente e diga: ‘Eu preciso de ajuda’.”

Em apenas 3 semanas, tiveram a notícia de que alguém havia pedido ajuda por causa do cartão.


Fonte:

Deixe seu comentário