Portal da Cidade Guaxupé

Visita ao Aeroclube

Alunos da Apae realizam o sonho de conhecer o Aeroclube de Guaxupé

Visita foi um pedido dos próprios alunos já que muitos tinham o sonho de conhecer de perto um avião.

Publicado em 31/03/2023 às 10:26

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

"A cidade ficou do tamanho da minha mão!" Essa foi a frase dita pelo Willian, de 28 anos, logo após sair do avião, onde o jovem, que aluno da APAE de Guaxupé, realizou o sonho de voar. Ele faz parte do grupo de aproximadamente 20 alunos que visitaram o Aeroclube de Guaxupé nessa quinta-feira (30). Willian tinha o sonho de entrar num avião, e se emocionou ao fazer isso pelo primeira vez.

Aluno Willian (a dir.) realizou o sonho de entrar em um avião aos 28 anos. (Foto: Aeroclube)

"É um momento de muita emoção para nós enquanto profissional e de felicidades de saber que nós estamos no caminho certo com relação ao nosso trabalho, podendo proporcionar, por menor de seja, a experiência, por menor que seja, o sonho, a gente conseguir com que cada assistido nosso possa realizar o seu. E no caso de hoje, o Willian. O sonho dele era entrar dentro de um avião. Então na hora que ele entrou, causou muita comoção aqui na gente, nós choramos junto com ele", disse Jenifer Fernandes, diretora geral da APAE de Guaxupé.

O pedido para visitar o aeroporto foi feito pelos próprios alunos, já que muitos nunca tiveram a oportunidade de conhecer um avião.

"Primeira vez que nós estamos aqui com os nossos assistidos, foi um pedido deles, porque a gente trabalha lá na instituição a participação comunitária e social. Um dos pedidos que eles fizeram foi conhecer um aeroporto que eles pudessem entrar dentro de um avião para conhecer, porque a maioria deles nunca tiveram essa oportunidade", explicou a diretora.

"Nos anos recentes é a primeira vez (que recebemos visitas). Estamos voltando as atividades sociais agora mais intensas neste ano de 2023. No passado a gente recebia muitas escolas da cidade e agora estamos retomando essas atividades", disse o diretor-presidente do Aeroclube, Felipe Dionísio, que acompanhou a visita dos alunos.

No aeroporto, os alunos puderam conhecer as aeronaves como ultraleves, avião de acrobacias, monomotores e até um patrimônio histórico: o Aeronca, aeronave que foi usada na II Guerra Mundial pelas tropas americanas.

(Foto: Ana Carolina Negrão/ Portal da Cidade Guaxupé)

"O Aeronca é um avião norte americano, produzido em 1943 e esse exemplar nosso participou da II Guerra Mundial pela Força Aérea Americana. Ele foi doado para a Força Aérea Brasileira na década de 1950 e a FAB para os Aeroclubes. Ele já está em Guaxupé desde 1974. Muitos pilotos se formaram nele e ele é a única aeronave deste tipo no Brasil em condições de voo. O clube do Aeronca L3IO58, com base no Canadá, nos procurou no ano passado querendo notícias dessa unidade que está aqui em Guaxupé", ressaltou Dionísio. 

O Aeroclube

Aeroclube de Guaxupé tem 81 anos e foi fundado em 1942, em meio à II Guerra Mundial com a principal finalidade de fomento da aviação civil, então era difundir a aviação por todo território brasileiro.

"Desde 42 a gente trabalha com esportes aéreos como acrobacia e paraquedismo, aeromodelismo, acolhimento do aeronavegante, aquele que chega em Guaxupé e sempre procura um amparo de um Aeroclube para saber as condições de pista e meteorologia e tudo mais, e também essa ligação da aviação com o público de modo geral. O aeroclube é uma escola de pilotos e nós estamos em reformulação por causa do último manual da ANAC, então a gente tá em processo de reestruturação do curso", afirmou o diretor-presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário