Portal da Cidade Guaxupé

Femagri

FEMAGRI 2023 supera expectativas e regista mais de R$ 200 milhões em orçamentos

Feira é organizada pela Cooxupé; mais de 30 mil cafeicultores compareceram durante os três dias de evento

Publicado em 10/02/2023 às 17:27

Centro de Negócios recebeu produtores para as negociações (Foto: Thalles Gregório)

34 mil pessoas passaram pela Feira (Foto: André Monteiro)

A FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas -, da Cooxupé, faz um balanço positivo da edição 2023: até as 15h30 desta sexta-feira (10), o evento registrou R$ 212 milhões em negócios por meio de 9,5 mil pedidos de orçamentos. A movimentação de público também é positiva, com a presença de aproximadamente 34 mil cafeicultores, durante os três dias de realização da feira (até o referido horário).

“Recebemos nossos cooperados com muita satisfação, após dois anos de realização da feira no formato virtual. Muito mais do que um ponto de encontro, a FEMAGRI mostrou o interesse e a necessidade do produtor de café investir em seu negócio, buscando sustentabilidade, qualidade e potencializar a produtividade de suas lavouras. E para isso, nosso papel -- enquanto cooperativistas -- é fornecer para cada um deles possibilidades e acesso a tecnologias e inovações de acordo com a sua realidade e tamanho da produção”, afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

A FEMAGRI aconteceu em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, de 08 a 10/02, reunindo em sua plataforma de exposição mais de 12 mil produtos, desde parafusos a grandes colhedoras, por meio de mais de 120 expositores. Um dos benefícios aos produtores cooperados da Cooxupé é a possibilidade de comprar e efetuar o pagamento trocando por café, operação também conhecida como Barter, em 3 ou 5 parcelas anuais. Outra oportunidade para cafeicultor “pronafiano”, ou seja, que participa do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar foi o diferencial da taxa de juros 6% ao ano. Vale lembrar que 97% dos cooperados da Cooxupé são mini e pequenos produtores.

A Cooxupé mantém mais de 18 mil cooperados, com produção de café arábica nas regiões Sul de Minas, Cerrado Mineiro, média mogiana do Estado de São Paulo e Matas de Minas. 80% das atividades da cooperativa correspondem à exportação de café verde para clientes de 50 países.

Fonte:

Deixe seu comentário