Portal da Cidade Guaxupé

Femagri

FEMAGRI 2023 conquista o selo Evento Neutro

Feira realizada pela Cooxupé promoverá a compensação de CO2, neutralizando as emissões para o meio ambiente

Publicado em 30/01/2023 às 19:22

(Foto: Imagem Ilustrativa)

A FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé retoma ao ambiente presencial com uma novidade: a conquista do selo Evento Neutro, que propõe a neutralização da emissão de carbono.

Com a iniciativa, a feira, que ocorre de 8 a 10 de fevereiro, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, pretende fortalecer as práticas ambientais que fazem parte das pautas da cooperativa e engajar visitantes e parceiros a contribuírem de forma voluntária.

Selo Evento Neutro

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e, na mesma proporção, uma ação de compensação ambiental é realizada, com o apoio a projetos ambientais.

Durante a FEMAGRI todas as ações serão devidamente quantificadas e calculadas com compensação feita por meio do programa “Terrus Carbon Coffee”, realizado com produtores de café, incluindo cooperados, para garantir a sustentabilidade do evento.

Segundo a Eccaplan Consultoria, que é parceira da Cooxupé nessa empreitada, as emissões de CO2 geradas durante o evento serão compensadas considerando os três dias de feira.

Terrus Carbon Coffee

O programa "Terrus Carbon Coffee" é o primeiro projeto de agricultura regenerativa do país, auditado com o padrão Carbon Fair Standard.

A ação usa uma metodologia desenvolvida pela empresa de tecnologia Quanticum, que utiliza magnetismo do solo para criar "zonas de manejo".

Com base nisso, é elaborado um mapa que auxilia na tomada decisão para realização da amostragem em determinadas áreas de estudo.

De acordo com o desenvolvedor, esse recurso possibilita a recomendação exata de insumos e variedades para a área, elevando o potencial de armazenagem do carbono no solo.

Serviço

FEMAGRI 2023

Quando: 8, 9 e 10 de fevereiro

Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1.300 B, bairro Japy, Guaxupé/MG

Horário: das 08h00 às 18h00

Entrada e estacionamento gratuitos

Fonte:

Deixe seu comentário