Portal da Cidade Guaxupé

Femagri 2024

Fazendinha apresenta soluções aos cafeicultores como o “Burrinho mecânico”

Equipamento motorizado é utilizado para fazer nivelamento na entrelinha do café, facilitando o manejo na lavoura em terrenos de montanhas.

Publicado em 15/03/2024 às 16:30

Feira da Cooxupé, Femagri traz soluções sustentáveis para a cafeicultura brasileira. Mais de 30 mil produtores de café são esperados. (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Responsável por facilitar o manejo de cafezais em terreno de topografia acidentada, ou também os cafés de montanha típicos da região sul mineira, o “burrinho mecânico” é uma das novidades que serão apresentadas aos mais de 30 mil cafeicultores esperados pela Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé), entre os dias 20 e 22 de março, das 8h às 18h, em Guaxupé (MG).

O “Burrinho mecânico” estará no espaço Fazendinha, onde estarão reunidas diversas soluções focadas em produtividade e sustentabilidade para as lavouras de café. Trata-se de um equipamento motorizado, de baixo custo, leve e de fácil manuseio, focado em apresentar resultados para o cafeicultor que mantém lavouras em terrenos inclinados, pois abre terraços ou pequenos sulcos para facilitar o trânsito e favorecer as operações de manejo dos cafés de montanha.

Isso porque a declividade das áreas de lavouras no Sul de Minas Gerais e Zona da Mata dificulta a mecanização convencional, onerando os custos de produção pelo maior uso de mão de obra com tratos manuais.

“Dessa forma, o ‘burrinho’ foi desenvolvido para operar nestes terrenos de topografia acidentada. Sua roda dentada sustenta e traciona o equipamento, mesmo em área de declínio. Além dos microterraços, o ‘burrinho’ pode ser adaptado para executar outras atividades na propriedade como, por exemplo, ‘rodar’ café no terreiro. Algumas adaptações serão apresentadas no espaço também”, explica Eduardo Renê da Cruz, engenheiro agrônomo e coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.


Outras novidades e lançamentos

De acordo com Eduardo, a Fazendinha está preparada para apresentar soluções e novidades alinhadas com as boas práticas ambientais e que cumprem com a exigência do mercado consumidor e da legislação.

As famílias cafeicultoras encontrarão, ainda, demonstrações de tecnologias de drones pulverizadores e que fazem a distribuição de fertilizantes sólidos nas lavouras cafeeiras. O espaço também abordará temas como o uso de remineralizadores de solo (trazendo mais produtividade; mix de plantas de cobertura (que promove efeitos benéficos na fertilidade do solo através do aumento na ciclagem de nutrientes e diversos outros benefícios); demonstração de semeadoras e rolo-faca para o manejo.

A Fazendinha também terá o lançamento de uma centrífuga para pequenas propriedades, utilizada pelo produtor após o processamento do café para a retirada da água superficial dos grãos. Também serão apresentadas no espaço as marcas próprias de insumos da Cooxupé como a “Kafé”, com lançamento do novo produto integrante da linha: o “Kafé Vegetação”. Haverá a marca Prospera com as linhas de fertilizantes de solo Prospera Organic e o Prospera Fluid, com diferenciais exclusivos, além de nova linha de fertilizantes foliares para grãos, bem como os defensivos biológicos da Cooxupé.


Ações educativas

Assim como em outras edições, a Fazendinha da Femagri traz resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, novidades sustentáveis de diversos parceiros.

Neste ano, a feira terá a participação da Fundação Procafé – com a divulgação e vendas de publicações técnicas; EPAMIG (Empresa de pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) – na divulgação de resultados de cultivares e consórcio de plantas com café; EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) – com a demonstração do trabalho sobre plantas de cobertura; Centro de Validação Tecnológica do Instituto Federal do Sul de Minas - com os resultados do experimento de cultivares; Starbucks Farmer Support Center – na divulgação do programa C.A.F.E. Practices.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG-SENAR) também estará presente com a divulgação do serviço ‘Retifica’, para auxiliar os produtores a corrigirem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, o estande realizará consultoria sobre mão de obra e divulgação de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).


Femagri 2024

Ponto de encontro do produtor de café e vitrine das últimas tendências em tecnologia digital, inovações para o campo e insumos agrícolas, a 23ª Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas reunirá mais de 120 expositores.

Em uma área de 107 mil metros quadrados, a feira é aberta ao público com credenciamento realizado na recepção do evento. A Femagri acontece das 8h às 18h, na Avenida Vereador Nelson Elias, no bairro Japy, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 20 de março, às 10 horas, em frente ao Espaço Cooxupé. Com o tema “Cooperativismo: Construindo o Futuro Sustentável das Gerações”, feira enfatiza o foco no desenvolvimento sustentável para um crescimento econômico duradouro e promissor para as próximas gerações. 

Fonte:

Deixe seu comentário